Casa Amiga - Beneficia mais 8 famílias - Entrega de chaves

Ação Social
18 Setembro 2013
No próximo dia 19 de setembro o Município de Ponte de Lima procede à entrega de chaves, de 8 fogos de habitação social, no âmbito do Projeto Casa Amiga. A cerimónia está agendada para as 11h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal.
No próximo dia 19 de setembro o Município de Ponte de Lima procede à entrega de chaves, de 8 fogos de habitação social, no âmbito do Projeto Casa Amiga. A cerimónia está agendada para as 11h30 no Salão Nobre da .

As novas habitações, de tipologia T3, T4 e T2, situam-se nas freguesias de , , e , resultam de um processo de requalificação de antigas escolas desativadas.

O Projeto visa requalificar antigas escolas desativadas e construir habitações sociais de raiz em várias freguesias do concelho, tendo como objetivo responder às necessidades dos munícipes ao nível da habitação, evitando o seu desenraizamento e melhorando as condições de habitabilidade.

O custo total da requalificação destes equipamentos é 421.545,34€, realçando-se o investimento na qualidade da construção e nas condições de conforto.

As famílias a realojar, efetuaram uma candidatura, em requerimento próprio, disponível no site do Município, e foram sujeitas a um processo de seleção, cujos critérios se prenderam com o grau de vulnerabilidade que apresentavam aos níveis económico, habitacional e sócio-familiar.

O contrato de arrendamento celebrado com as famílias é em regime de renda apoiada. Tal regime baseia-se na existência de um preço técnico, determinado tendo em conta o valor real do fogo, e de uma taxa de esforço determinada em função do rendimento do agregado familiar. É da determinação da taxa de esforço que resulta o valor da renda apoiada.

Pretende-se com este projeto, não só a satisfação das necessidades habitacionais dos Munícipes, mas também a rentabilização de recursos locais através da reabilitação de espaços que deixaram de servir as suas funções.