Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Protocolo de cooperação financeira entre o Município de Ponte de Lima e a Associação Florestal do Lima

Ambiente
20 Agosto 2013
A Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Associação Florestal do Lima assinam dois protocolos de cooperação, no dia 22 de agosto, às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima e a assinam dois protocolos de cooperação, no dia 22 de agosto, às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Os protocolos, da Zona de Intervenção Florestal - ZIF de São Lourenço com as juntas de freguesia , , , , , e da ZIF de Ponte de Lima com as freguesias de , , , e , ocorrem no âmbito da prevenção aos incêndios florestais.

Os projetos incluem os mosaicos de parcelas de gestão de combustíveis que serão instalados em locais estratégicos, na ZIF São Lourenço, num total de 235,18ha, e na ZIF de Ponte de Lima, em 172,12ha, com o objetivo de diminuir a superfície percorrida pelos incêndios e dois pontos de água, destinados ao abastecimento dos meios aéreos e terrestres, que serão construídos na freguesia de Serdedelo e na freguesia de Friastelas.

O apoio da Câmara Municipal de Ponte de Lima que inclui uma comparticipação financeira no total de 62.259,97€ vai viabilizar um investimento na floresta do concelho no valor de 707.599,72€, financiamento ao abrigo de uma candidatura aprovada ao Proder, Medida - Gestão de Espaço Florestal e Agro florestal, Sub Ação - Defesa da Floresta contra incêndios para a e .

A ZIF de Ponte de Lima, com uma área total de 1.160ha abrange as freguesias de Anais, Cabaços, Calvelo, Fojo Lobal, Friastelas, Queijada e Rebordões Souto, foi criada a 19 de dezembro de 2008.

Por sua vez a ZIF de São Lourenço com uma área de 4.976ha, abrange as freguesias de Arca, , Boalhosa, Fornelos, , , , Ribeira, e Serdedelo, tendo sido constituída em 27 de junho de 2011.

De referir que as ZIF têm como objetivo garantir uma gestão eficiente e profissional dos espaços florestais, o que por sua vez permite reduzir a exposição destas aos riscos, nomeadamente aos incêndios florestais. As ZIF visam ainda ultrapassar os constrangimentos florestais em minifúndio e aumentar e diversificar as produções florestais.

Num território maioritariamente rural onde os espaços florestais representam 19.473 hectares, o que equivale a 60,81% da área do espaço do concelho de Ponte de Lima o Município de Ponte de Lima, em cooperação com as entidades locais e para uma defesa efetiva da floresta contra incêndios, apoia e realiza diversas ações de sensibilização e informação para a importância da floresta e presta apoio financeiro a 3 equipas de Sapadores Florestais, os quais têm as funções de silvicultura preventiva, apoio ao combate e ações de vigilância.

Voltar
 
- <