Bandas agosto - Banda de Música de Moreira do Lima

05 Agosto 2013
A Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima, atuou no Largo de Camões, no dia 4 de agosto, pelas 21h30. Uma das Bandas mais antigas do concelho, a Banda de Música da Casa do Povo de Moreira foi fundada em 1824.

De acordo com documentos históricos, em tempos existiam duas bandas de música na Freguesia de Moreira. As duas bandas rivais, alimentavam aceso "despique" entre os músicos e contribuíam para a força musical da terra. Cansados com tanta discórdia, as autoridades locais decidiram atuar. Assim, em 1938, o administrador do Concelho, decidiu executar a apreensão instrumental, uma vez que os instrumentos eram a causa mais próxima das disputas e desordens.

Com a formação da Casa do Povo de Moreira do Lima, a banda renasce com o novo nome: Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima. A partir da década de quarenta, a Banda passou a tocar em muitos lados, percorreu muitas terras. No entanto, durante o ano de 1975, a banda começa a dar sinais de declínio, que se agravam com a morte do Maestro.

O regresso da banda ocorre nos anos 80 com o apoio da Junta de Freguesia e da Direção da Casa do Povo e de toda a população. Atualmente a Banda conta com 65 músicos, amadores e profissionais de Moreira do Lima e de várias localidades vizinhas, efetuando cerca de 30 a 42 atuações durante o ano por vários pontos do País.

Desde novembro de 2009, Artur António Duarte Cardoso, assumiu a direção artística, renovando a dinâmica da banda e todos os elementos.

Apresentam-nos todo esse dinamismo e qualidade, no início do mês de agosto, para "aquecer" aqueles que apreciam a melodia e harmonia dos instrumentos numa execução brilhante dos músicos.