'O Mundo a Dançar' no Largo de Camões a 1 de agosto

29 Julho 2013
Ponte de Lima recebe, no próximo dia 1 de agosto, mais uma edição do Festival Internacional de Folclore, que terá lugar no Largo de Camões às 22 horas. Este espetáculo único de cor, beleza e alegria aliado à multiculturalidade que os quatro...

Ponte de Lima recebe, no próximo dia 1 de agosto, mais uma edição do , que terá lugar no às 22 horas.

Este espetáculo único de cor, beleza e alegria aliado à multiculturalidade que os quatro grupos dos distintos países proporcionam é integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF).

Ao palco subirão companhias de dança e grupos folclóricos que prometem transportar os espetadores até ao país que representam: Brasil, Filipinas, México e Sérvia.

Da cidade de Fortaleza, no Brasil, chega a Companhia de Ritmos e Danças Populares CORDAPES. Para além de representar a cultura brasileira na sua diversidade, apresenta danças dos vários povos que contribuíram direta ou indiretamente para a história do Brasil desde que este era uma colónia até à história atual, nomeadamente povos indígenas e africanos. Esta associação sem fins lucrativos trabalha na comunidade do Conjunto de Palmeiras há quatro anos e conta com 124 elementos de várias faixas etárias.

As Filipinas apresentam-se em Ponte de Lima com a companhia de dança PAMANA ng LUZVIMINDA, fundada em 2005 e com vasta experiência de participação em festivais mundiais de folclore. Têm como principal missão preservar o folclore filipino na comunidade canadiense em Montreal, reforçando assim a consciência cultural e identidade dos seus membros neste país. Apostam na formação contínua de forma a atingir um padrão de excelência que mistura autenticidade e inovação teatral.

Com o grupo folclórico Estampas de México da TEC de Monterrey teremos oportunidade de conhecer o México. Criado em 1998, este grupo é constituído por jovens talentos que têm como objetivo promover a arte mexicana e o seu folclore. Marcaram já presença em quase uma dezena de países distintos.

A Sérvia faz-se representar pela companhia de dança SIMYONOV, uma das mais populares e admiradas pelos grupos deste país. Apresentam o folclore Sérvio de uma forma inovadora e atrativa que não deixa ninguém indiferente. Pelo seu reconhecido nível artístico esta é a quinta vez que atuam neste festival.

Ponte de Lima tem a honra de acolher, uma vez mais, este Festival Internacional de Folclore que promete tornar a primeira noite de agosto num espetáculo de ritmo e alegria inesquecível.

Notícia ES:

'O Mundo a Dançar', la multiculturalidad de cuatro compañías internacionales de baile