Município de Ponte de Lima vê aprovada a Candidatura do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde

Autarquia
29 Julho 2013

Foi recentemente aprovada, pela Comissão Diretiva do ON2 - O Novo Norte, a candidatura Enoturimso Minho IN II apresentada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em parceria com o Município de Ponte de Lima à Estratégia de Eficiência Coletiva - PROVERE Minho IN. Esta operação tem como principais objetivos potenciar e melhorar o funcionamento da Rota dos Vinhos Verdes, bem como, transformar o Minho no primeiro destino enoturístico nacional, com relevância internacional, tendo como mote a cultura do vinho e da vinha.

Neste âmbito o viu finalmente aprovado o financiamento, a uma taxa de comparticipação FEDER de 85%, dos investimentos no valor total de 432.934,00 €, relativos ao desenvolvimento de conteúdos (estudos e consultoria científica) e aquisição de equipamentos, processos esses, já iniciados enquanto aquisições fundamentais ao funcionamento do futuro Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIP Vinho Verde).

O CIP do Vinho Verde irá funcionar num dos um dos mais emblemáticos edifícios da história limiana e característico da arquitetura urbana da região Minhota: a Casa Torreada dos Barbosa Aranha. O investimento associado à reconstrução deste edifício, cuja obra está a decorrer, foi também ele objeto de uma outra candidatura, infraestrutural, aprovada pelo ON2 no âmbito da Valorização Económica dos Recursos Específicos - Bolsa de Mérito à Execução Municipal, a uma taxa de 85% FEDER.

Se por um lado se pretendem integrar neste Centro algumas funções de carácter mais interpretativo ou informativo, a verdade é que sendo o Vinho Verde um produto estratégico em termos económicos, declaradamente assumido pelo Município, ou seja, um recurso específico que urge valorizar, atrever-nos-íamos a acrescentar, à definição anterior, que este espaço terá também, e principalmente, um cariz "comercial", o que no fundo o vem destacar e diferenciar do tradicional conceito de museu ou centro de interpretativo.

Na realidade é esse o grande objetivo do CIP do : contribuir para a promoção Vinho Verde através da investigação e divulgação do lastro patrimonial, criando infraestruturas de apoio das rotas e itinerários turísticos associados ao vinho e à vinha e enriquecendo, de uma forma dinâmica, o produto final, na perspetival da sua valorização económica.

O CIP do Vinho Verde, com sede na Vila de Ponte de Lima, terá o formato e dimensão Regional. Será uma estrutura abrangente de molde a incorporar nas suas coleções, exposições permanentes e atividades de exposição temporária, elementos alusivos à diversidade e identidade das nove Sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.