O grupo 'Em Movimento' da APPACDM de Ponte de Lima no Auditório Municipal da Biblioteca Almeida Garret

12 Julho 2013
Gosmose, criação de Henrique Amoedo, estreada pelo grupo "Em Movimento" em junho de 2010 no Teatro Municipal Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, será reposta no próximo fim de semana no Porto.

No âmbito do Performa - 1º Encontro Nacional de Artes Performativas e Deficiência, Gosmose será apresentada no próximo sábado, dia 13 de julho às 21h no Auditório Municipal da Biblioteca Almeida Garret.

O grupo "Em Movimento" desenvolve as suas atividades desde o ano de 2001, sob a direção de Conceição Cunha, na APPACDM de Ponte de Lima. Sempre numa perspetiva inclusiva, este grupo tem no seu repertório diferentes criações, nas áreas da dança, do teatro e da música.

O Performa - 1º Encontro Nacional de Artes Performativas e Deficiência é organizado pela APPACDM de Matosinhos e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e surge da necessidade de problematizar o conhecimento sobre as Artes Performativas na deficiência e tem como principal objetivo o aprofundamento destas práticas no processo de inclusão social da pessoa com deficiência.

"Por considerarem que a expressão artística para pessoas com deficiência, desenvolvida em ambiente educativo, se assume como um instrumento fundamental para orientar as políticas de inclusão social e da qualidade de vida, a Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença (AAAIDD) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM de Viana do Castelo) assinaram, em outubro de 2011, um protocolo de colaboração. O estímulo à circulação desta obra coreográfica e a formação contínua no âmbito das artes e da inclusão, estão na base desta reposição de GOSMOSE para apresentação no PERFORMA e de outras ações que pretendemos desenvolver neste e no próximo ano, entre as duas instituições", referiu a diretora do Centro de Reabilitação de Ponte de Lima e diretora artística do grupo "Em Movimento", Conceição Cunha.

Já sobre Gosmose, Henrique Amoedo refere que "Neste trabalho procuro explorar a relação que temos com aquilo que não conhecemos e que à partida achamos estranho, por vezes repugnante. Não se trata de uma metáfora relacionada à questão da deficiência, mesmo sabendo que para muitos assim o pode parecer. Para mim é uma metáfora mais ampla, uma metáfora acerca da nossa forma de estar no mundo, dos nossos medos, das nossas indecisões, dos nossos acertos e, principalmente, das nossas mudanças. Ao discutir os conceitos desta criação, com todos os envolvidos, sugeriram o título Gosmose, na realidade uma união das palavras, assim como já havia acontecido numa das minhas criações anteriores. Se em Grotox uniram-se o grotesco e o botox, em Gosmose surgem juntas as palavras gosma e a simbiose. Adoro a sonoridade e também o significado do título para a criação. Este trabalho colaborativo esteve presente em todas as fases da formação e também da criação." concluiu.

Ficha Artística
Estreia Absoluta: 05/06/2010 - Teatro Diogo Bernardes (Ponte de Lima) pelo grupo "Em Movimento"
Conceção e Coreografia: Henrique Amoedo
Banda Sonora: Antonio Pinto & Jacques Morelenbaum, Philip Glass, René Aubry, Richard Devine, Sam Serruys e Wim Mertens