Câmara Municipal de Ponte de Lima celebra protocolo de cooperação financeira com a Associação Florestal do Lima - Reunião de Câmara de 29 de abril

Autarquia
15 Maio 2013
No âmbito da prevenção aos incêndios florestais, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, aprovou, na reunião de 29 de abril, a celebração de um protocolo de cooperação financeira com a Associação Florestal do Lima, Entidade Gestora da ZIF - Zona de...
No âmbito da prevenção aos incêndios florestais, a de Ponte de Lima, aprovou, na , a celebração de um protocolo de cooperação financeira com a Associação Florestal do Lima, Entidade Gestora da ZIF - Zona de Intervenção Florestal de São Lourenço e as Juntas de Freguesias abrangidas.

A - AFL, na qualidade de entidade gestora da ZIF de São Lourenço tem uma candidatura aprovada ao Proder, medida - gestão de espaço florestal e agro florestal, sub ação - defesa da floresta contra incêndios para a referida Zona de Intervenção Florestal. Esta abrange as freguesias de , , , , , , , , e , numa área total de 4.976 hectares.

O projeto inclui os mosaicos de parcelas de gestão de combustíveis que serão instalados em locais estratégicos deste território, num total de 235,18ha, com o objetivo de diminuir a superfície percorrida pelos incêndios e um ponto de água, destinados ao abastecimento dos meios aéreos e terrestres, que será construído na freguesia de Serdedelo.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima assegura uma comparticipação financeira no valor total de 28.610,62 euros.

Num território maioritariamente rural onde os espaços florestais representam 19.473 hectares, o que equivale a 60,81% da área do espaço do concelho de Ponte de Lima o Município de Ponte de Lima, em cooperação com as entidades locais e para uma defesa efetiva da floresta contra incêndios, apoia e realiza diversas ações de sensibilização e informação para a importância da floresta assim como o apoio financeiro a 3 equipas de Sapadores Florestais, os quais têm as funções de silvicultura preventiva, apoio ao combate e ações de vigilância.

Consulte: