Apresentação do programa 'Ponte de Lima ConVida 2013'

29 Abril 2013
A Vila de Ponte de Lima prepara-se para a promoção de mais um conjunto de eventos, a decorrer de maio a setembro. Incentivar a atividade turística e dinamizar a actividade económica da região são os objetivos do Ponte de Lima ConVida.

A Vila de Ponte de Lima prepara-se para a promoção de mais um conjunto de eventos, a decorrer de maio a setembro. Incentivar a atividade turística e dinamizar a atividade económica da região são os objetivos do .

O Município de Ponte de Lima e a Associação Concelhia das Feiras Novas promovem a apresentação pública do projeto no dia 15 de maio, às 11 horas, no Paço do Marquês.

"Ponte de Lima ConVida 2013" apresenta os seguintes eventos:

| 17 a 19 de maio
Referência no panorama nacional e internacional, Ponte de Lima recebe o CSI, evento equestre de características únicas.

Festival Internacional de Jardins | 31 maio a 31 de outubro
Distinguido como o Festival do Ano de 2013 no âmbito do Prémio Garden Tourism Awards, integrado no evento internacional "2013 North American Garden Tourism Conference". Este evento consiste na exposição ao público de maio a outubro de 12 jardins efémeros. Atrai anualmente dezenas de milhar de visitantes a Ponte de Lima, tendo como missão conciliar a arte ao espaço urbano, ao espaço rural e ao património e sensibilizar para o valor criativo, ambiental e paisagístico dos espaços verdes em contexto urbano.

| 31 de maio
Considerada como uma das maiores atrações a Ponte de Lima, a corrida da Vaca das Cordas invade o centro histórico onde a tradição, anterior a 1646, obriga o touro a dar três voltas à Matriz, sendo posteriormente encaminhada para o Largo de Camões e Areal junto ao rio. Milhares de forasteiros afluem à Vila para assistir à secular tradição.

| 14 a 16 de junho
Numa organização conjunta entre o Município, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, este evento é considerado como um marco incontestável para a economia local e regional.

| 27 a 30 de junho
É já uma referência equestre pelo nível de qualidade, do rigor das provas e dos concursos que apresenta. A Feira do Cavalo de Ponte de Lima - edição 2013 traz-nos a Taça de Portugal de Ensino, Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho, Taça Ibérica Dressage, Curso de Modelo e Andamentos Puro Sangue Lusitano, Campeonato Nacional de Horseball, Taça do Norte de Atrelagem e Olimpíadas de Equitação Adaptada. Um programa completo.

Festival Percursos da Música | 05 a 14 de julho
Concertos únicos, com diversos estilos musicais, desde a percursão, piano, orquestra, ópera e guitarra clássica, integram o Festival Percursos da Música, promovido em parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Academia de Música de Ponte de Lima. A grande aposta no ensino da música revela-se também na organização deste evento, expressando o conjunto de ofertas educativas que estão ao dispor da nossa juventude.

| 19 a 21 de julho
O evento visa divulgar todos os ramos, serviços e atividades ligadas ao sector da caça, da pesca e lazer, colmatando uma lacuna importante, numa região cheia de tradições e potencial turístico. O Programa deste ano contempla um vasto conjunto de atividades nomeadamente, o III Concurso Canino de Beleza, Final do Campeonato Nacional de St. Huberto e a Admissão dos Exemplares da Exposição Especializada do Cão Castro Laboreiro.

Feira do Livro | 26 de julho a 4 de agosto
A Feira do Livro de Ponte de Lima é um evento que se realiza há vários anos e tem vindo a alargar a sua abrangência incluindo cada vez mais no seu cartaz um leque de apresentações artísticas que complementam o programa cultural, como workshops, concertos e apresentações de livros.

Festival Internacional de Folclore | 01 de agosto
Espetáculo de ritmo, cor e alegria, genuína amostra da cultura, costumes e tradições de outros povos.
Uma extraordinária viagem por vários continentes, que enche o Largo de Camões de cor, alegria, arte e entusiasmo.

Festival Expolima | 09 a 11 de agosto
O Festival Expolima pretende assumir-se como uma alternativa cultural aos grandes eventos musicais da atualidade, sendo um local estratégico de passagem das tournées de grandes artistas. Dois grandes concertos vão dar brilho a um Festival diferente, familiar, convidativo, expoente do gosto pela música e pelas canções.

Feira dos Petiscos e do Artesanato| 09 a 11 de agosto
Evento promovido em parceria com os Grupos de Folclore do concelho de Ponte de Lima, apresenta-se como uma iniciativa original, onde se podem provar uma diversificada variedade de pratos e iguarias tradicionais, acompanhadas pelo som sempre inebriante da concertina e das voltas do vira minhoto. O Artesanato em parceira esta Feira mostrando um conjunto diverso de atividades qual delas a mais rica, qual delas a mais ancestral.

Feiras Novas "A Romaria de Noite e de Dia" | 04 a 09 de setembro
As Feiras Novas são já uma marca, uma referência nacional, atraindo milhares de estúrdios e visitantes oriundos dos mais diversos lugares. É o povo com a sua alegria e espontaneidade, a sua forma de fazer e estar na festa, as rusgas e os cantares ao desafio, o folclore em qualquer canto da vila que transforma as Feiras Novas num momento único e na romaria que é considerada o "maior congresso ao vivo da cultura popular em Portugal". A festa de todos e para todos, de todas a gerações.