Município de Ponte de Lima divulga os vencedores do Prémio 'Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural'

24 Abril 2013
A cerimónia da entrega dos prémios aos vencedores do Prémio de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural realizou-se no Dia Mundial da Terra - 22 de abril no salão Nobre do Município de Ponte de Lima.

A cerimónia da entrega dos prémios aos vencedores do Prémio de e realizou-se no Dia Mundial da Terra - 22 de abril no salão Nobre do Município de Ponte de Lima.

A agricultura, a pecuária, turismo/lazer, agricultura biológica/agroindústria, floresta, artesanato, pastorícia e outras atividades ambientalmente sustentáveis e inseridas em áreas de cariz rural e com impacto para a economia local, foram os temas escolhidos para este concurso, que reuniu 13 projetos inovadores e com um contributo para a concretização do reforço da identidade e imagem do local, bem como para valorização de produtos/recursos genuinamente regionais.

Deste conjunto, o Júri, constituído pela Câmara Municipal, Associação Empresarial de Ponte de Lima e Coopalima - Cooperativa Agrícola de Agricultores do Vale do Lima, premiou três projetos.

O projeto vencedor foi atribuído à Incubadora de Projetos e Realização de Serviços, Workshops e Programas de Animação Tecnológica - Weproductise, Lda. Weproductise é uma incubadora de ideias e projetos que possam levar à criação de novos produtos e novos negócios. Este projeto visa a implementação de um espaço de trabalho que dê oportunidade a particulares e empresas de concretizar o talento e a criatividade, através de espaços que permitirão o design e a concretização técnica e física de protótipos. No âmbito deste projeto, serão estabelecidos vários programas de atividades para públicos-alvo distintos.

Experiências Únicas - EU Evento, Lda. é a designação do projeto que arrecadou o 2º lugar. Trata-se de uma empresa de organização de eventos para particulares e empresas. Este projeto visa fornecer aos clientes experiências personalizadas e únicas. Outra área de atuação fundamental da empresa é a de prestação de assistência e assessoria ao turista, criando atividades apelativas integradas na vivência da Vila e do concelho de acordo com os gostos e necessidades do turista-alvo.

A 3ª posição foi atribuída à Triofolium Campus - Gestão Agropecuária, Lda. É uma empresa agropecuária, fruto de um projeto de jovens agricultores cujo objetivo é a criação de gado barrosão em regime extensivo, o que valoriza a envolvência paisagística através do enquadramento dos animais em pastoreio. A Trifolium Campus está presente em diversas propriedades onde existe Turismo Rural.

Os autores dos projetos realçaram a importância deste prémio, como o reconhecimento de todo o trabalho e empenho, sendo um fator de motivação para continuarem a desenvolver o projeto e a sua atividade profissional.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, salientou que os "projetos premiados já estão todos implementados, já mostraram resultados e contribuem para a dinamização empresarial e económica do concelho".