Ponte de Lima em 1º lugar no ranking dos destinos mais procurados da região Norte

18 Abril 2013
Aquela que é conhecida como a vila mais antiga de Portugal ocupa o primeiro lugar no ranking dos destinos mais procurados da região Norte do país, destacando-se de forma clara e inequívoca dos restantes destinos turísticos. Os dados são da Região...
Aquela que é conhecida como a ocupa o primeiro lugar no ranking dos destinos mais procurados da região Norte do país, destacando-se de forma clara e inequívoca dos restantes destinos turísticos. Os dados são da Região de Turismo Porto e Norte de Portugal que apresenta valores surpreendentes sobre Ponte de Lima relativamente ao movimento turístico da região nos últimos anos.

Com um total de aproximadamente cinquenta e quatro mil turistas em 2012, Ponte de Lima torna-se assim um dos destinos de eleição da região Norte. Contrariando a tendência negativa de outros destinos nacionais, nos últimos três anos a Vila que recusou ser cidade registou um crescimento significativo de visitantes, mantendo a liderança do ranking em 2011 e 2012.

O estudo não só regista a totalidade de turistas, como apresenta a sua variação ao longo dos meses do ano transato. Se o resultado é já bastante animador para Ponte de Lima, junte-se então o facto de conseguir manter a atratividade turística durante os meses de época baixa, com um número de turistas superior ao número anual de alguns concelhos.

Na origem do êxito está a estratégia municipal que tem sido seguida nos últimos anos e que fundamentalmente assenta o desenvolvimento local e o potencial turístico em áreas determinantes como o Património, o Ambiente e a Ruralidade. A par da construção de novos equipamentos municipais e da promoção de novos serviços juntamente com o tecido empresarial local, conta com uma oferta cultural rica e diversificada que preenche praticamente todos os meses do ano. O cartaz "" e o cartaz "" são bons exemplos de como manter o calendário bem preenchido ao longo do ano e a qualidade da oferta gastronómica continua a ser um excelente contributo para a fidelização e atracão de novos públicos.

Os dados do estudo da Região de Turismo Porto e Norte de Portugal referem ainda a proveniência dos turistas. Apesar da crise económica e financeira atual, o público nacional é aquele que mais se destaca, a par do espanhol. Holanda, Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, França e Bélgica são os seguintes países que mais procuram Ponte de Lima como destino preferido para as suas férias.