Centenário de nascimento do poeta João Marcos

17 Abril 2013
O Município de Ponte de Lima assinala o centésimo aniversário do nascimento (1913 - 2013) do poeta e escritor Limiano João Marcos com uma exposição alusiva à sua vida e obra e a inauguração da Placa Toponímica da Rua João Marcos (Escritor).
O assinala o centésimo aniversário do nascimento (1913 - 2013) do poeta e escritor Limiano João Marcos com uma exposição alusiva à sua vida e obra e a inauguração da Placa Toponímica da Rua João Marcos (Escritor).

A cerimónia está agendada para a data do nascimento do autor limiano, 25 de abril, às 10h30, na Rua João Marcos.

O e limiano natural da freguesia de , concluiu a sua licenciatura em Ciências Histórico-Folosóficas na Universidade de Lisboa em 1960.

Ainda, muito jovem, em 1939 ruma ao Brasil, onde passou cerca de oito anos da sua vida, desempenhando diversas funções. Foi secretário de Direção da Companhia de Navegação Aérea, redator de publicidade cientifica na sucursal da Companhia Química Rhodia Brasileira. Regressa a Portugal em 1947 e instala-se em Lisboa. Lecionou em diversas escolas da capital até à reforma em 1983.

Foi membro da Associação Portuguesa de Escritores, da Associação de Poetas, da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, do Círculo de Cultura Luso-Brasileira e da Sociedade de Língua Portuguesa. Fundou, juntamente com António Manuel Couto Viana, Ulisses Duarte, Luís Dantas e Luís Graça a Tertúlia Rio de Prata, assembleia literária que reunia em Lisboa, no início da década de 90 cerca de quarenta escritores. Para além da vasta obra literária, repartida pela poesia, o conto literário, a ficção, o teatro e a investigação histórica, João Marcos foi colaborador assíduo em alguns jornais e revistas locais e regionais, nomeadamente no Cardeal Saraiva, Jornal O Povo do Lima, Almanaque de Ponte de Lima (1980), Límia, O Anunciador das Feiras Novas, O Vianense e, ainda no Jornal de Notícias, Letras & Letras, Revista de Cultura e Recreio, Revista Sol XXI, Gazeta de Felgueiras, Correio Beirão e Jornal da Amadora.

O poeta e escritor limiano foi homenageado em 1997 pela Casa do Concelho de Ponte de Lima e em 2003 pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. Em 2007, proposto pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Lima, foi incluído o nome do autor na toponímia limiana, tendo sido aprovado por unanimidade.

Assim, no dia 25 de abril, data do seu nascimento o Município assinala a efeméride com o seguinte programa:

1. Inauguração da Placa Toponímica da Rua João Marcos
2. Hino a Ponte de Lima (Academia de Música Fernandes Fão)
3. Alocução de Cláudio Lima sobre a Vida e Obra do Escritor
4. Intervenção do Sr. Presidente do Município de Ponte de Lima
5. Hino Nacional (Academia de Música Fernandes Fão)
6. Abertura da Exposição - Vida e Obra de João Marcos, na Biblioteca Municipal - 11h30