Ponte de Lima a Vila Florida

15 Abril 2013
Ponte de Lima recebe o Congresso Europeu em 2015 promovido pelo IFPRA - International Federation of Parks and Recreations Administration - Organização internacional que representa parques recreativos, de lazer, culturais e de serviços relacionados.
Ponte de Lima recebe o Congresso Europeu em 2015 promovido pelo IFPRA - International Federation of Parks and Recreations Administration - Organização Internacional que representa parques recreativos, de lazer, culturais e de serviços relacionados.

Ponte de Lima é referência a nível nacional e internacional no que respeita à singularidade e qualidade de , granjeando uma imagem ecológica e florida, para a qual em muito contribuíram os vários prémios atribuídos, no âmbito de concursos Nacionais e Europeus da Vila Mais Florida e o ambicioso e único - Festival Internacional de Jardins. Este colocou a Vila Mais Antiga de Portugal como destino privilegiado de milhares de amantes dos jardins e da arte a estes associada, fazendo deste evento palco distinto de comunicação para questões globais, nomeadamente, do ambiente da sociedade.

A motivação para reforçar esta imagem aumenta, captando o maior número possível de visitantes, favorecendo a economia local, mas também fazendo de Ponte de Lima mesa de debate sobre as questões relacionadas com os espaços verdes e ajardinados. Desde 2005 que Ponte de Lima realiza anualmente o Festival Internacional de Jardins, iniciativa inédita em Portugal e que vem ao encontro de políticas ambientais e paisagistas que a Vila tanto privilegia.

A realização do Congresso Europeu em 2015 em Ponte de Lima, promovido numa parceria entre o Município e a IFPRA, surgiu de uma candidatura apresentada pelo Município, durante a reunião anual dos Comissários da Europa, que decorreu em Turim e à qual concorreu também a cidade italiana de Milão.

A candidatura de Ponte de Lima constou de uma apresentação detalhada da Vila Mais Antiga de Portugal, nomeadamente, do seu posicionamento geográfico, do seu percurso no setor dos espaços verdes, do Festival Internacional de Jardins; da Área Protegida, verdadeiro santuário natural de espécies vegetais e animais e do empenho e da vontade em acolher este evento em Portugal, mais concretamente em Ponte de Lima.

IFPRA - Internacional Federation of Parks and Recreation Administration - foi estabelecida para cumprir determinados objetivos, nomeadamente proporcionar um fórum internacional para pessoas, organizações e cidades relacionado com a prestação e gestão de parques recreativos, ecológicos, conservação e áreas afins. A sua missão inclui ainda a promoção e cooperação nacional e internacional dos parques recreativos, culturais e prestação de lazer para benefício da comunidade. Das várias atividades que promove destacam-se congressos e conferências que são organizados em diversos países do mundo.

"" é o tema da edição 2013 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e que abre ao público no próximo dia 31 de maio. De destacar o facto do de Ponte de Lima ter sido reconhecido como o Festival do Ano de 2013 no âmbito do Prémio Garden Tourism Awards, integrado no evento internacional "2013 " cuja gala de entrega de prémios se realizou em Toronto, no Canadá, no dia 19 de março de 2013.

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima é o segundo evento a receber o prémio como Festival Internacional do Ano, seguindo-se ao National Blossom Festival (Washington, DC, USA) que venceu em 2012.

Com a atribuição do Prémio, a organização evidenciou as ações realizadas pelo Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima no grande contributo para o desenvolvimento do Turismo Internacional ligado aos Jardins.