Oficina da Páscoa - 'Caça ao Ovo Aquático'

09 Abril 2013
O Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos promoveu no período de férias escolares da Páscoa uma oficina dedicada à temática pascal, denominada a "Caça ao Ovo Aquático".
O Serviço Educativo da promoveu no período de férias escolares da uma oficina dedicada à temática pascal, denominada a "Caça ao Ovo Aquático".

Associando as tradições pascais às comemorações do Ano Internacional da Cooperação da Água esta Oficina contou com a participação de 24 jovens, provenientes dos concelhos de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Arcos de Valdevez, e com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos.

Durante os nove dias de oficina realizaram-se várias atividades, das quais se destacam a participação ativa nas tarefas diárias de uma quinta tradicional minhota - alimentação e maneio animal, volteio equestre e as Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, no Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros, com a presença dos principais agentes da proteção da floresta: os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, os Sapadores Florestais, as Equipas de Proteção Florestal da GNR, os GIPS (Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro), também da GNR, e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Destaca-se ainda a realização de ações radicais no Bike Park e com o Centro Aventura, atividades essas que contaram com a presença dos participantes do Proférias - Programa de Férias Desportivas e Culturais, proporcionando momentos muito divertidos para todos.

Com o apoio do Maestro António Pádua Lima tiveram o primeiro contacto com a música e com os instrumentos musicais, numa visita às instalações da Banda de Música de Estorãos. Cumpriu-se ainda a tradição, realizando-se o Compasso Pascal que percorreu os diversos espaços da Quinta de Pentieiros.
O programa da oficina incluía ainda um dia de atividade desportiva. Participantes e monitores deslocaram-se até à vila de Ponte de Lima e a manhã foi dedicada a uma aula de natação na piscina municipal, durante a tarde no pavilhão municipal praticaram futsal, basquetebol e andebol.

No final da oficina, houve um pequeno atelier de cosmética natural com a participação especial da "Tia Petúnia". Os participantes confecionaram sabonetes para levarem e desfrutarem do aroma durante a Páscoa.

A avaliação da Oficina foi positiva, com as crianças a mostrar uma grande satisfação e contentamento nas atividades realizadas, e com vontade de voltar e de participar em outras oficinas.

Oficina da Páscoa - 'Caça ao Ovo Aquático'