-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Ponte de Lima a 'Pátria do Sarrabulho'
Ponte de Lima a 'Pátria do Sarrabulho'
O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi o motor de mais um fim de semana gastronómico que atraiu milhares de visitantes.
A 5ª edição da Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho, que decorreu este fim de semana, recebeu 30.000 visitantes provenientes de várias regiões do país e da vizinha Galiza.
A feira, que se insere nos fins de Semana Gastronómicos, do Turismo Porto e Norte de Portugal, promove o , verdadeira especialidade gastronómica do concelho.
Marcaram presença cerca de 80 expositores de produtos regionais, artesanato local e de vários pontos do país e cinquenta restaurantes do concelho, mobilizando uma multidão, que fez fila para entrar no certame. Este impacto refletiu-se em toda a restauração da Vila, que como é habitual, recebe aos fins de semana, milhares de forasteiros, sendo de realçar que a procura duplicou neste último fim de semana.
Milhares de doses de Sarrabulho foram servidas ao longo dos três dias da feira, de acordo com a organização, foram consumidas centenas de quilos kg de arroz e centenas de quilos de enchidos, fumados e delícias do Sarrabulho, para além do famoso vinho casta Vinhão, produzido no concelho. O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi rei, deliciando os mais esmerados gostos. No domingo, último dia da Feira foi aquele que registou maior número de visitantes, confirmando Ponte de Lima como "A Pátria do Sarrabulho".
A contou ainda com a presença do conhecido Chef, Hélio Loureiro, um verdadeiro apreciador do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima. Hélio Loureiro, que participou ainda num Show Cooking no sábado à tarde, disse que o sucesso da nossa gastronomia reside em manter a tradição e a genuidade da confeção do Arroz de Sarrabulho.
Os sons típicos da Concertina, o Desfile da Tradição com a expressão viva do berço do folclore, os Bombos e os Grupos de Música popular, do concelho de Ponte de Lima, aliados a uma rica gastronomia Limiana, mostram como as tradições ainda fazem o regalo do povo.