A Tradicional 'Serrada da Velha' em Ponte de Lima

04 Março 2013
O Largo de Camões em Ponte de Lima acolhe no dia 6 de março, às 21h30 a tradicional "Serrada da Velha". Tradição recuperada e dinamizada pela Associação Cultural e Grupo de Teatro "Unhas do Diabo" em colaboração com o Município de Ponte de Lima...
O em Ponte de Lima acolhe no dia 6 de março, às 21h30 a tradicional "". Tradição recuperada e dinamizada pela Associação Cultural e Grupo de Teatro "Unhas do Diabo" em colaboração com o Município de Ponte de Lima e as escolas do 1º ciclo do concelho.

A "Serrada da Velha" é uma antiga tradição popular, integrada nos rituais de passagem, ligada ao simbolismo da regeneração e renovação, havendo uma multitude de leituras do fenómeno, pois crítica tudo o que é velho para dar lugar ao novo, sendo a Serração da Velha uma celebração que consiste numa manifestação ruidosa, com intenção trocista e provocatória dirigida pela juventude masculina local contra as mulheres velhas.

Este ano a Associação Cultural "Unhas do Diabo" promove ainda uma exposição de bonecas na rua ao longo do mesmo dia 6 de março, mais concretamente no Largo de Camões e no espaço exterior junto à torre da Cadeia Velha.

A tradição da "Serrada da Velha" cumpre-se sempre numa data fixa, a noite de quarta-feira da terceira semana da quaresma, 6 de março, às 21h30, no largo de Camões, em Ponte de Lima.