A genuína Lampreia do Lima

05 Fevereiro 2013
O turismo gastronómico continua a ser uma das principais atrações à Vila de Ponte de Lima. Ponte de Lima tem-se afirmado no panorama gastronómico regional pela qualidade e pela fidelidade aos pratos típicos da região.
O continua a ser uma das principais atrações à Vila de Ponte de Lima.

No sentido de contrariar as dinâmicas da tendência sazonal, o Município de Ponte de Lima aposta na promoção da gastronomia tradicional, com o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, O Bacalhau de Cebolada, e outras iguarias típicas, como a Lampreia.

A época de safra da Lampreia decorre anualmente entre janeiro e abril, sendo em termos gastronómicos classificados como os meses da Lampreia.

Nesta altura, no , a atividade piscatória aumenta, com a pesca da , muito procurada como delícia gastronómica. À bordalesa ou com Arroz, este é um prato tipicamente minhoto, que continua a atrair os apreciadores dos sabores da gastronomia limiana.

De preferência pela manhã, os pescadores limianos ocupam os seus lugares na margem do Lima, e com arte e perícia, tentam a sua sorte. Para uns é um desporto, mas para outros é uma fase de muito azáfama, procurando rentabilizar e equilibrar o sustento familiar com esta atividade.

Confecionada na sua forma tradicional a Lampreia consta dos cardápios dos restaurantes do concelho, reavivando gostos e aromas de uma receita típicamente portuguesa.

O rio Lima é reconhecido como o rio dos poetas e da melhor lampreia. Comprove!