Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Apresentação do projeto 'Em época baixa Ponte de Lima em Alta 2013'

Turismo
23 Janeiro 2013
O Município de Ponte de Lima em parceria com a Associação Empresarial, Turismo Porto e Norte e a Ancoreventos, apresentaram ontem, dia 22 o projeto "Em época baixa Ponte de Lima em Alta". Trata-se de um projeto que dinamiza cinco eventos...
O Município de Ponte de Lima em parceria com a Associação Empresarial, Turismo Porto e Norte e a Ancoreventos, apresentaram ontem, dia 22 o projeto "".

Trata-se de um projeto que dinamiza cinco eventos, de 26 de janeiro a 3 de março, no sentido de criar uma maior atratividade e visibilidade para o concelho e para a região.

Dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração o Ponte de Lima em Alta potencia os recursos endógenos como forma de tornar este território num espaço ideal para o turismo interno e externo em época baixa, criando novas oportunidades para a economia local, apostando numa estratégia de captação de novos públicos.

"Em época baixa Ponte de Lima em Alta" tem ainda como missão consolidar dois pratos típicos da gastronomia limiana o Bacalhau de Cebolada e o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima., muito bem acompanhados pelo loureiro branco e vinhão tinto.

Durante a cerimónia de apresentação do "Ponte de Lima em Alta", no uso da palavra o Vereador da Cultura Franclim Sousa salientou "as parcerias estabelecidas para a realização do projeto facto que, assinala, demonstra a forma inequívoca como os agentes económicos e outras entidades continuam motivados para fazer face às dificuldades e manter-se, como o projeto diz, em alta".

O Vice-Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Júlio Meirinhos, referiu que "os produtos estratégicos da região norte fazem vida e movida todo o ano", considerando que em Ponte de Lima, "o Município tem construído ao longo dos anos uma imagem de marca".

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, salientou o envolvimento de todos os agentes locais neste projeto. "É este envolvimento que dá força e dinâmica para podermos ter sucesso nestas iniciativas." Quanto ao investimento, o autarca revelou que "conseguimos fazer um conjunto de iniciativas ao longo do ano, de enorme qualidade, com poucos recursos financeiros".

O projeto "Ponte de Lima em Alta" entre outros aspetos, disponibiliza condições especiais de estadia e na área da restauração. Durante os fins de semana em que se realizam os eventos, haverá um desconto de 15% em alojamento nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta feira e sábado, da mesma forma que a restauração aderente oferece 1 leite creme, por dose, nas refeições de sábado e domingo, promovendo uma iguaria típica da cozinha tradicional limiana. A conjugação de esforços e interesses coloca Ponte de Lima na mira dos visitantes e turistas, que encontram aqui uma oferta ALTA em época baixa. As atividades decorrem em toda a vila sendo que a maioria realiza-se na tenda da Expolima, com espaço de restauração.

"Ponte de Lima em Alta 2013" apresenta as seguintes feiras temáticas:

Verde Noivos | 26 e 27 de Janeiro

Verde Noivos é uma exposição destinada sobretudo a desafiar quem está em vésperas de casamento e a todos aqueles que possam estar interessados em conhecer as empresas e marcas, que, em Ponte de Lima, se dedicam à festa matrimonial.

Este evento, com a duração de um fim de semana, visa sobretudo mostrar todo o tipo de propostas e serviços para casamentos, aliado a momentos de animação, com desfiles de vestuário para noivos e noivas, danças de salão e um espaço de lazer.

A concretização de todas estas atividades apresenta-se como uma forma de valorizar as empresas que se dedicam ao matrimónio, suscitando, ao mesmo tempo, o interesse de potenciais casais que procuram ideias inovadoras para o seu casamento. Uma proposta que pode abrir horizontes para o caminho da felicidade.

 

 

Feira do Bacalhau de Cebolada | 1 a 3 de Fevereiro

O "Bacalhau de Cebolada" é um prato típico da cozinha limiana e a sua história perde-se no tempo. Segundo as "Atas de Vereação" de 1687, a população limiana era abastecida com bacalhau ao preço de 46 réis, sendo um dos seus alimentos preferidos e dos mais presentes na sua alimentação. Na feira quinzenal, quase todas as tendas o vendiam como iguaria, preservando-se até hoje essa rica tradição gastronómica que alimenta os que aqui vêm feirar. Como petisco ou refeição, o "Bacalhau de Cebolada" é um prato reinante dos cardápios das tabernas e restaurantes de Ponte de Lima.

Neste fim de semana, celebra-se esta iguaria gastronómica enaltecendo o sabor autêntico do bacalhau, envolvido por um molho divinal que dá à cebolada um gosto inconfundível. Se a estes atributos juntarmos os magníficos loureiros da região, encontramos um casamento perfeito entre o vinho e a comida. Será também um fim de semana de animação com os grupos de música popular do concelho a temperarem o bacalhau com os sons alegres da tradição minhota.

 

 

Feira do Ambiente e Energia | 15 a 17 de Fevereiro

A preservação do ambiente é uma preocupação contínua na vila de Ponte de Lima. Desta forma, a organização de uma feira que apresente produtos, equipamentos e serviços que potenciem uma maior eficiência energética e um maior aproveitamento dos recursos energéticos renováveis endógenos é fundamental. Este evento visa igualmente alertar o público para a importância das questões energético - ambientais.

Nesta feira estão presentes ateliês e demonstrações de equipamentos e serviços "amigos do ambiente", promovidos em parceria com entidades nacionais e locais ligadas ao setor energético e ambiental.

Esta feira pretende reunir num mesmo espaço nas empresas que apresentam as soluções energeticamente mais eficientes em campos como: a mobilidade, iluminação, climatização, a produção descentralizada de energia, a gestão da energia e a construção civil, expondo soluções que se direcionem não apenas para a nova construção, como também, para as intervenções ou operações urbanísticas de recuperação e regeneração urbana.

 

 

Festa da Gente Miúda | 22 a 24 de Fevereiro

A Festa da Gente Miúda é a primeira realização do género no concelho de Ponte de Lima, porventura em todo o Alto-Minho. Desde ateliês educativos, de diversão e de sensibilização para algumas temáticas importantes, a Festa será um espaço onde a magia e a imaginação infantil vão dar largas ao sonho e à criatividade. Por entre espetáculos de dança, filmes e representações, a Festa vai ter momentos inolvidáveis com destaque para O Nabo Gigante, interpretação do grupo de teatro infantil Partículas Elementares, proporcionando um tarde de sábado de verdadeiro encanto para os mais novos. No domingo à tarde a Festa vai ter a visita da Xana Toc Toc, num espetáculo fascinante que fará da tenda da Expolima um espaço de êxtase e de fantasia para todas as crianças que tiverem a oportunidade de conviver de perto com a artista de sua eleição. Com atividades para todos os gostos, crianças e adultos irão divertir-se sem preconceitos, num lugar ideal pensado para se potenciar os bons momentos em família.

 

 

Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho | 1 a 3 de Março

Ponte de Lima é conhecida com um dos maiores polos do turismo gastronómico. Com o objetivo de corresponder às expectativas e presentear os visitantes, é habitual a organização de pequenas feiras que se dedicam à mostra das iguarias gastronómicas do concelho.

A "Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho" procura promover o Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, prato típico limiano, mostrando também algumas iguarias como a beloura, a farinhota, a chouriça de verde, o buxo, e outras delícias de comer e chorar por mais. A sobremesa tradicional é o leite-creme e o companheiro ideal é o vinhão, tinto especial da nossa região. Além da gastronomia a animação será uma constante, na manhã de domingo os bombos vão percorrer as ruas da vila anunciando a festa e à tarde o folclore ocupará todos os largos da vila, onde, após um desfile da tradição, os grupos folclóricos do concelho vão pôr toda a vila a dançar o vira. Neste evento, os visitantes poderão encontrar propostas irresistíveis dos vários restaurantes do concelho, assim como, expositores de produtos regionais e artesanato.

 

Voltar
 
- <