Tradição da 'Vaca das Cordas' realiza-se a 31 de maio

21 Janeiro 2013
A Câmara Municipal de Ponte de Lima deliberou autorizar a realização da tradicional Corrida da Vaca das Cordas, edição 2013, para a sexta feira, dia 31 de maio. De acordo com a proposta apresentada, esta tradição que se realizava na...

De acordo com a proposta apresentada, esta tradição que se realizava na véspera do Corpo de Deus, atrai à Vila milhares de forasteiros, seja para ver e fugir na frente da "vaca", seja para prolongar pela noite o convívio salutar da juventude e a celebração pública.

Considerando que o feriado do Corpo de Deus, deixou de constar do elenco dos feriados obrigatórios, por força da entrada em vigor da Lei nº 47/2012, de 29/08, que veio alterar algumas das disposições do Código do Trabalho.

Considerando que a "", para os limianos, é muito mais do que um ritual a mais no ano, e tendo em conta a opinião geral e unânime de várias instituições que foram ouvidas, o executivo municipal aprovou a realização desta tradição, no corrente ano, para o dia 31 de maio, permitindo desta forma que a tradição da confeção dos tapetes decorra com a tranquilidade necessária, para a celebração do Corpo de Deus, que ocorrerá no domingo seguinte, a 2 de junho.

A deliberação foi aprovada por maioria considerando o executivo que esta proposta não altera os sentidos ou a vivência do ritual, porque o que interessa é "correr a Vaca das Cordas".