Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou Protocolos de Cooperação com instituições culturais do concelho - Reunião de Câmara de 26 de dezembro

Autarquia
07 Janeiro 2013
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião realizada a 26 de dezembro um conjunto de protocolos a celebrar com Grupos de Teatro e Associações Culturais. Os referidos protocolos são relativos à continuidade da ação cultural...
A de Ponte de Lima aprovou na um conjunto de protocolos a celebrar com e .

Os referidos protocolos são relativos à continuidade da ação cultural entre o Município de Ponte de Lima, os Grupos de Teatro do concelho e a Associação de Estudantes da .

De realçar que estes contratos de colaboração têm vindo a ser fundamentais para uma articulação interassociativa e para a promoção e divulgação das produções culturais do concelho.

Neste sentido, celebraram este acordo a Associação Cultural Unhas do Diabo, que se compromete a realizar 27 espetáculos, e outras sessões de animação, nomeadamente no Festival Internacional de Jardins, Serrada da Velha, Queima de Judas e seis espetáculos nas freguesias do concelho.

O Grupo de Teatro da Casa do Povo de S. Julião de Freixo, o Grupo de Teatro do Bárrio e a Associação ACRA - Grupo Dupla Face de Arcozelo asseguram cada um a realização de seis espetáculos nas freguesias do concelho.
Por sua vez a Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima assegura o apoio a espetáculos, exposições e eventos organizados pelo Município bem como a realização de dois espetáculos.

O Executivo Municipal deliberou ainda aprovar um protocolo de cooperação com os Herdeiros do General Norton de Matos, Limiano devotado à sua terra e uma figura pública de projeção nacional e internacional. Os Herdeiros do General Norton de Matos, detentores de um valioso património que urge preservar, recensear e explorar com vista a um maior e melhor reconhecimento do séc. XX português, em cooperação com a Câmara Municipal disponibilizam o catálogo completo da Biblioteca da Família Norton de Matos, que inclui obras pertencentes ao General e outros membros da família, e que ficará disponível online através dos websites do Município de Ponte de Lima.

Desta forma, a Câmara Municipal de Ponte de Lima disponibiliza os seus recursos tecnológicos para que prossiga o trabalho de organização e catalogação/inventariação do Sistema de Informação da Família Mendes Ribeiro Norton de Matos (SIFMRNM) assegurando em contrapartida a possibilidade de que o mesmo seja divulgado livre e amplamente na internet. Assegura, também, um atendimento preferencial na reprodução de documentos para efeitos de exposições e outras iniciativas de divulgação centradas na figura do , tendo em vista um melhor e rigoroso conhecimento pelos limianos, pelos portugueses e pelos cidadãos de outros países.

Consulte: