Prémio Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural - Apresentação de candidaturas de 15 janeiro a 20 de fevereiro

04 Janeiro 2013
As candidaturas ao Prémio de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural lançado pelo Município de Ponte de Lima, estarão abertas de 15 de janeiro a 20 de fevereiro. Considerando que é no incentivo ao empreendedorismo que as comunidades locais...
As candidaturas ao Prémio de e lançado pelo Município de Ponte de Lima, estarão abertas de 15 de janeiro a 20 de fevereiro.

Considerando que é no incentivo ao empreendedorismo que as comunidades locais adquirem a sua sustentabilidade e potenciam o seu desenvolvimento, o Município de Ponte de Lima lança o desafio ao meio empresarial para que apresentem projetos que contribuam para a sustentabilidade ambiental, económica e social do concelho.

Esta iniciativa visa ainda impulsionar projetos inovadores e geradores de emprego, sobretudo os que contribuam para a concretização do reforço da identidade e imagem do local bem como a valorização de produtos/recursos genuinamente regionais, centrados nas seguintes áreas: agricultura, pecuária, turismo/lazer, agricultura biológica/agroindústria, floresta, artesanato, pastorícia, e outras atividades desde que sejam ambientalmente sustentáveis, inseridas em áreas de cariz rural e com impacto para a economia local.

Cada participante só poderá candidatar-se com um único projeto e deverá cumprir as seguintes condições: que esteja legalmente constituído, quando se trate de pessoas coletivas e terá que ter sede social e desenvolvimento no concelho de Ponte de Lima.
Os melhores projetos serão selecionados e avaliados por um júri, sendo premiados os três primeiros classificados. A todos os concorrentes será atribuído um Certificado de Participação.

Na edição 2011, o projeto Biodiversus - Agricultura Biológica, Lda sediada em Arcozelo, obteve o 1º lugar deste prémio. O projeto da Biodiversus assenta numa empresa inovadora, criada por três jovens no final dos seus percursos académicos. Convictos dos seus valores agrícolas e ambientais, os seus fundadores apostaram numa produção sustentável, pelo que a empresa é certificada em modo de produção biológica desde o início. Dedicam-se essencialmente à produção e comercialização de hortofrutícolas, garantindo a produção de alimentos de qualidade, onde imperam os sabores ancestrais, os aromas e a frescura.

Os fundadores da Biodiversus consideram que esta distinção trouxe-lhes reconhecimento e notoriedade...Sermos distinguidos com o prémio Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural trouxe-nos reconhecimento e notoriedade a nível nacional. O prémio permitiu-nos divulgar a nossa empresa não só cá como também em Espanha e estabelecer contactos com potenciais parceiros para futuros negócios.
Os projetos Doce Lagoa e Quinta da Beita ganharam respetivamente o 2º e 3º lugar. Ambos assentam na valorização de recursos endógenos, confecionando produtos naturais de qualidade.

O período de apresentação de candidaturas ao Prémio de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural decorre de 15 de janeiro a 20 de fevereiro. As candidaturas deverão ser apresentadas mediante preenchimento de um formulário próprio, disponível no site da autarquia. A entrega das candidaturas poderá ser feita através de email: terra@cm-pontedelima.pt ou no edifício dos Paços do Concelho /GAM - Gabinete de atendimento ao Munícipe.