Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho

09 Fevereiro 2010
A 2ª edição da Feira do Porco e das Delícias do Sarrabulho de Ponte de Lima, registou a maior afluência de sempre durante os 3 dias do certame, de 5 a 7 de fevereiro. O evento que contou com a presença de 40 expositores de produtos regionais, de vários pontos do país, de artesanato e quatro restaurantes do Concelho, foi visitado por cerca de 40.000 pessoas, segundo dados revelados pela organização.

Num certame dedicado à restauração, o sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi rei, deliciando os mais apurados gostos. O Sarrabulho foi ainda tema de reflexão, no sábado de manhã, através da realização do seminário "Conversas sobre o Sarrabulho", contando com as intervenções de Pedro Fernandes, da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara; do enólogo António Cerdeira, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinho Verdes e do Chefe Hélio Loureiro. Moderado pelo Eng. Amâncio Cerqueira, da Confraria do Sarrabulho de Ponte de Lima, o debate analisou a importância da gastronomia e o vinho verde do concelho, com incidência sobre o arroz de sarrabulho e seus derivados.

O encontro, que decorreu no recinto da Feira, na Expolima, contou com uma plateia significativa, com especial presença, para os alunos de Escolas Profissionais, nomeadamente da Escola Profissional de Ponte de Lima e da EPRALIMA de Arcos de Valdevez, bem como docentes da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Agricultores e Produtores de Vinho Verde e do Porco Bísaro.

O último dia da Feira foi aquele que registou maior número de visitantes, consagrando Ponte de Lima como "A Pátria do Sarrabulho".

Os sons típicos da Concertina, os Bombos e os Grupos de Música popular, aliados a uma rica gastronomia, mostram como as tradições ainda fazem as delícias do povo.

Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho