Município de Ponte de Lima reforçou Politicas Sociais

Ação Social
28 Dezembro 2012
O Município de Ponte de Lima, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre gerações, dinamizou e reforçou projetos de apoio aos grupos mais vulneráveis. Neste contexto, através da Fundação António Feijó, que tem por...
O Município de Ponte de Lima, no âmbito do entre gerações, dinamizou e reforçou projetos de apoio aos grupos mais vulneráveis.

Neste contexto, através da , que tem por objetivo apoiar pessoas carenciadas, idosas, doentes ou portadores de deficiência, a necessitar de assistência na saúde, especialmente nas patologias relacionadas com a visão, apoiou 50 pessoas, ao longo de todo o ano.

Por outro lado o que visa ajudar a melhorar as condições de conforto e saúde dos munícipes com desfavorecimento económico-social comprovado e que sejam portadores de deficiência, idosos e pessoas que necessitem temporária ou definitivamente de ajudas técnicas, por motivos de perda de autonomia física ou psicológica, temporária ou definitiva, o Município auxiliou seis utentes. A cedência é a título de empréstimo e de forma gratuita de diversos equipamentos e material ortopédico, nomeadamente camas articuladas, cadeiras de rodas, e colchões tripartidos.

Preservar, melhorar a qualidade de vida deve ser uma preocupação constante de cada cidadão e da própria sociedade.

Sob este lema o Município de Ponte de Lima desenvolveu outros projetos de proximidade com a população, nomeadamente o Projeto Freguesias ComTacto. Este prevê o apoio aos munícipes em situações de emergência social, não asseguradas pelas diferentes prestações de direito no âmbito do Sistema de Segurança Social ou outro serviço da Administração Central, sinalizadas pelas juntas de freguesia do concelho. Assim, face ao atual cenário de crise e ao aumento do número de sinalizações de famílias em situação de desemprego e vulnerabilidade socioeconómica, o executivo camarário integrou no Orçamento e Opções do Plano uma nova rubrica, com uma dotação de 50.000,00€, passível de reforço.

Na área de Empregabilidade o Município dinamizou o , que em estreita cooperação com os Centros de Emprego prestam apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O GIP do Município de Ponte de Lima registou 874 inscrições ativas de pessoas em situação de desemprego a quem são prestadas informações de apoio à procura ativa de emprego, empreendedorismo, formação e qualificação profissional.