Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima - Afirmação da marca em novos produtos e novos mercados - Reunião de Câmara de 10 de dezembro

Autarquia
28 Dezembro 2012
A implementação do Parque Industrial dos Granitos/Pedras Finas, na freguesia de Arcozelo, tem como objetivo criar uma área empresarial própria que albergue as explorações que extraem e transformam o setor da pedra natural. Fortemente enraizado...
A implementação do , na freguesia de , tem como objetivo criar uma área empresarial própria que albergue as explorações que extraem e transformam o setor da pedra natural. Fortemente enraizado no concelho, a exploração deste recurso endógeno movimenta anualmente um montante superior a 20 milhões de euros, e sustenta 500 postos de trabalho diretamente ligados à exploração do granito.

Não obstante a vitalidade económica que este setor suporta, é imprescindível reorganizar esta atividade de elevado potencial de valorização e crescimento económico, criando um espaço empresarial que permita aos empresários do granito exercerem a sua atividade em cumprimento com as regras de exploração.

O Futuro Parque Industrial dos Granitos/Pedras Finas permitirá uma nova dinâmica à exploração deste recurso endógeno, nomeadamente a produção em grande escala vocacionada para o mercado da construção e a produção artística, orientada para soluções de mobiliário em pedra e fins ornamentais.

Desta forma será possível conjugar a arte de trabalhar o granito, com a forte capacidade técnica da componente industrial que se foi implementando, mais valias que são protagonizadas pelas empresas de maior dimensão, vocacionadas para a extração e transformação primária do granito, e o artesão orientado para a produção manual das peças de cantaria e para a escultura iconográfica. Alia-se assim um saber-fazer único, aperfeiçoado ao longo dos tempos, com as novas potencialidades de corte, serragem e acabamento oferecidas pelo progresso tecnológico.

Reconhecido pelas suas caraterísticas únicas, o "Granito Amarelo das Pedras Finas" possui uma elevada procura no mercado nacional e internacional.

Na , a de Ponte de Lima deliberou por maioria, emitir parecer favorável à abertura de procedimento por ajuste direto à celebração de contrato para a elaboração dos projetos de especialidade, respetivamente o Estudo de Tráfego, Estudo de Impacto Ambiental e projeto de Integração Paisagística para o Loteamento do polo Industrial das Pedras Finas.

Consulte: