Sistemas de Apoios Financeiros para o Turismo em debate em Ponte de Lima

06 Dezembro 2012
O auditório municipal de Ponte de Lima acolheu, ontem de tarde, uma sessão informativa sobre Sistemas de Apoios Financeiros para o Turismo, promovida pela Entidade de Turismo Porto e Norte e pela Câmara Municipal de Ponte de Lima.
O auditório municipal de Ponte de Lima acolheu, ontem de tarde, uma sessão informativa sobre Sistemas de Apoios Financeiros para o Turismo, promovida pela Entidade de e pela Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Dirigida a autarcas, dirigentes de instituições e empresários do setor turistico, a iniciativa esclareceu os participantes sobre as soluções de financiamento existentes para o Turismo ao nível dos sistemas de incentivos do QREN, dos fundos de capital de risco e dos novos mecanismos de acesso ao crédito, como é o caso das recentemente criadas Linha de Apoio à Qualificação da Oferta e Linha de Apoio à Tesouraria.

A sessão informativa pretendeu ainda orientar empreendedores para a criação de empresas nesta área e refletir sobre os desafios que se colocam às empresas turísticas no contexto atual, e incentivar os diversos agentes turísticos regionais na implementação de projetos de investimento turístico relevantes para a região.

Traduzindo a linguagem técnica e as equações por palavras simples, esta ação foi altamente esclarecedora do sistema de incentivos existente, designadamente especificando os objetivos e prioridades estipuladas para o setor turismo. Foram apresentadas as tipologias indicativas de investimento elegível para cada área do setor empresarial, no que diz respeito ao alojamento, restauração ou animação turística. Os requisitos e condições dos promotores para se constituírem beneficiários dos incentivos, bem como despesas elegíveis identificativas foram dos temas que suscitaram maior interesse por parte dos cerca de 60 participantes que ontem assistiram à sessão.

A abertura esteve a cargo do Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Miguel Pires da Silva, que reforçou o compromisso do município com os empresários limianos, reforçando o apoio a mais ações que facultem o acesso à informação do tecido empresarial. Por usa vez, o vice-presidente da Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, Júlio Meirinhos, encerrou a sessão de abertura lembrando os números que abrangem o QREN para a região Norte, confirmando a oportunidade que os empresários têm em poder beneficiar destes incentivos, tendo ao seu dispor o apoio técnico desta entidade, bem como da autarquia limiana.

Consulte:

Soluções de Financiamento às Empresas (PDF | 2 mb)