Livro de Tombo da Capela das Pereiras oferecido ao Arquivo Municipal de Ponte de Lima

27 Novembro 2012
O Município de Ponte de Lima recebeu do Arquiteto Alfredo Campos Matos, o Livro de Tombo da Capela das Pereiras. Trata-se de um documento de indubitável importância para a história local e para a memória coletiva, que passa a integrar o espólio...
O recebeu do Arquiteto Alfredo Campos Matos, o Livro de Tombo da . Trata-se de um documento de indubitável importância para a história local e para a memória coletiva, que passa a integrar o espólio do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

O livro de tombo ou inventário dos bens da Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras, desta vila de Ponte de Lima, cujo termo de abertura refere: "Este livro ha de servir para o tombo dos bens da Capela de Nossa Senhora das Pereiras desta vila extrahido dos proprios autos do mesmo. Vai numerado e rubricado por mim e tem no fim o seu encerramento. Ponte do Lima 24 de outubro de 1807. O Juiz de Fora Antero José da Maia e Silva".

Para além de Juiz de Fora, Antero José da Maia e Silva assume, por designação régia, as funções de Juiz do Tombo cabendo-lhe fazer a medição, demarcação e tombo dos bens e propriedades da citada capela, juntamente com o escrivão Manuel José Saraiva.

Em suma, este livro de tombo dá a conhecer, com bastante pormenor, os bens e propriedades pertencentes à Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras, localizados em diversas freguesias do concelho.

A altitude intelectual do Arq. Campos de Matos merece a admiração do Município, comprovada em mais um gesto de grande atenção e paixão pelas coisas da nossa terra.