Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Município de Ponte de Lima disponibiliza novo Geoportal de Toponímia e Números de Polícia

Modernização Administrativa
26 Novembro 2012
O Município de Ponte de Lima tem apostado de forma inequívoca na modernização administrativa dos serviços prestados ao munícipe, facilitando o acesso à informação de uma forma dinâmica, rápida e expedita. Tendo por base todas as vantagens que a...
O tem apostado de forma inequívoca na dos serviços prestados ao munícipe, facilitando o acesso à informação de uma forma dinâmica, rápida e expedita.

Tendo por base todas as vantagens que a disponibilização de informação em ambiente SIG - podem trazer, o Município de Ponte de Lima acaba de implementar e disponibilizar o Serviço de Toponímia e Números de Polícia. Este serviço foi totalmente concebido pelo Município, tendo por base os processos de toponímia aprovados pela para cada uma das diferentes freguesias do concelho e os registos de números de polícia disponibilizados pelas juntas de freguesia. Esta informação foi reunida numa base de dados geográfica única para todo o concelho, e vai sendo enriquecida à medida que se vão aprovando novos processos de toponímia e atribuído/afixando novos números de polícia.

O sistema já tem disponíveis dados sobre as freguesias de , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , encontrando-se em fase de conclusão a freguesia de e em execução as freguesias de , , , , , e . As restantes freguesias serão integradas logo que estejam reunidas as condições citas anteriormente.

Entre a grande diversidade de dados que constam da base de dados geográfica, foram criados dois tipos de acesso. O Geoportal de Toponímia e Números de Polícia para a internet (público em geral) disponibilizado no repositório de geoportais municipais, em http://sig.cm-pontedelima.pt e o Geoportal para a Intranet (para os serviços municipais).

O Primeiro desenvolvido sobre tecnologia que permite uma navegação mais amigável, mais rápida, mais dinâmica e mais intuitiva permite o acesso a informação essencial, tais como Número de Polícia, Coordenadas GPS, Tipo/Nome de Edifício, Topónimo, Código Postal, Tipo de Via, Designação e documento que em Reunião de Câmara aprovou o Topónimo. O segundo é um autêntico repositório, que reúne um conjunto de dados que permitirão otimizar a utilização dos recursos disponíveis nos diferentes serviços municipais, estando acessível pelos serviços municipais após autenticação.

Com a disponibilização deste serviço, passa a estar reunido num só local um conjunto de dados que estavam dispersos ou que simplesmente não existiam como informação geográfica. Trata-se de uma Base de Dados Geográfica que será o cerne do Sistema Municipal de Moradas, a implementar oportunamente e que permitirá aos mais diversos sistemas de gestão municipal utilizar uma única base de dados de moradas perfeitamente sistematizada e validada no terreno.

Voltar
 
- <