Escolas desativadas transformam-se em Albergues de Montanha

29 Janeiro 2010
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aumentou a oferta de alojamento no âmbito da rede de casas de abrigo do Serviço da Área Protegida. Através do projeto "Casas de Abrigo - Terapias da Natureza" o Município tem apostado na recuperação e adaptação de escolas primárias que se encontram desativadas, reformulando-as e transformando-as em locais de turismo da natureza.

Recentemente foram integradas nesta rede mais quatro casas de Abrigo, que resultaram da recuperação das escolas primárias de Rendufe e S. Mamede. Pela sua localização e integração no meio irão promover uma intensa interação entre o visitante a natureza e o mundo rural.

A integração da escola de Rendufe e de S. Mamede, na rede de Casas de Abrigo do Serviço Área Protegida e a posterior criação de atividades de lazer em redor das mesmas, vai permitir ao visitante desfrutar da qualidade ambiental e paisagística dos locais e de outros equipamentos existentes, como por exemplo o futuro Parque de Pesca de Rendufe.

De referir que estes locais serão geridos em rede, em parceria com os alojamentos já existentes no concelho, alojamentos que já contam com uma elevada taxa de sucesso. As Casas da Quinta Pedagógica de Pentieiros, a Casa do Cuco e a Casa da Floresta são alguns dos exemplos do sucesso deste tipo de projetos.