Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima - Jardim mais votado é a proposta Irlandesa 'Jardim da abundância'

Turismo
15 Novembro 2012
Os visitantes do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima votaram maciçamente no Jardim da Abundância, proposta Irlandesa que apresentava um lugar de conexão e conversa, onde o jardim é um lugar para trabalhar, brincar e relaxar, cheio...
Os visitantes do de Ponte de Lima votaram maciçamente no Jardim da Abundância, proposta Irlandesa que apresentava um lugar de conexão e conversa, onde o jardim é um lugar para trabalhar, brincar e relaxar, cheio de luz, sombra e fragâncias, mas sobretudo um lugar onde se cultiva, se cozinha e se desfruta a comida.

Da autoria de Eugene Boyle e Carol Melody, esta proposta captou a preferência dos visitantes, registando 34,3% a maior incidência de sempre.

O "Jardim da Abundância" continha uma rica diversidade de plantas comestíveis oriundas de contextos agrícolas e domésticos, celebrando um estilo de vida sustentável num equilíbrio com a natureza. A sua forma escultórica e fundamento orgânico inspiram-se nos temas cíclicos das estações, do crescimento, do microclima e dos sistemas naturais, dos quais a horta é dependente.

De acordo com o regulamento do Festival Internacional de Jardins, o mais votado mantém lugar cativo durante a próxima edição, completando as 11 onze novas propostas que vão compor o Festival em 2013, sob o lema "".

Em segundo e terceiro lugar, estão duas propostas Ibéricas, respetivamente, o jardim português "+ Zoom - Uma realidade Aumentada" com 13,8% e o "Jardim Plástico" da Espanha com 11,4%.

A proposta portuguesa materializada através de uma pizza gigante apela a todos os sentidos, tal como a "arte de cozinhar", transmitindo todas as carateristicas distintivas desta arte, como os aromas, as texturas e as cores.

Esta criação explora todos os sentidos, associando as "boas práticas" da dieta mediterrânica à criação de um jardim Mediterrânica porquê? Primeiro, porque é considerada uma das dietas mais equilibradas pelas suas qualidades nutritivas. Segundo, porque o Mediterrâneo pode ser considerado uma espécie de oásis, com a natureza em todo o seu esplendor, plena de sol, prados e mar, refletindo-se tudo isso também na "arte de cozinhar", repleta de cor, fragrâncias e sabores, segundo as autoras da ideia Ana Almeida e Ângela Fonseca.

O jardim Espanhol Jardim de Plástico remeteu-nos para uma sopa de sensações, cozinhada numa enorme panela e servida em pratos e tigelas.

Jardim Plástico procura a qualidade estética como objetivo principal - aquilo que, vulgarmente, se designa de arte pela arte.

Tal como numa história infantil ou num filme de ficção, esta proposta é um projeto plástico que renuncia às formas puras e cria sonhos. Os autores do Jardim de Plástico são António Carvalho e Maria Mallo.

 

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima - Jardim mais votado é a proposta Irlandesa 'J...
Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima - Jardim mais votado é a proposta Irlandesa 'J...
Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima - Jardim mais votado é a proposta Irlandesa 'J...
Voltar
 
- <