Centenário do Jornal Cardeal Saraiva

29 Janeiro 2010
O Município de Ponte de Lima associa-se às comemorações do 1º Centenário do Jornal Cardeal Saraiva agendadas para o dia 15 de fevereiro.

O Jornal Regional Cardeal Saraiva foi publicado pela primeira vez no dia 15 de fevereiro de 1910. Até aos dias de hoje a sua publicação foi ininterrupta acompanhando e contando a história deste Concelho e dos limianos.

O Município de Ponte de Lima no sentido de honrar e agraciar esta publicação, está a preparar um programa comemorativo, que incluí exposições e palestras sobre a efeméride.

Assim, no dia 15 de fevereiro, às 17h30, no Auditório da , vai ser inaugurada uma sob o tema "Jornal Cardeal Saraiva: 100 anos a dar notícias". A mostra apresenta painéis alusivos ao jornal e uma mostra bibliográfica do espólio de António Ferreira, o fundador do Jornal.

O programa comemorativo do 1º centenário do Jornal Cardeal Saraiva continua às 18 horas com a iniciativa "". O primeiro tema sobre "A importância da imprensa local: sua natureza e função - o caso do jornal "Cardeal Saraiva", será apresentado pelo Dr. Salvato Trigo. A sessão termina com a intervenção de Dr. Adelino Tito de Morais, a expor o tema "Cardeal Saraiva - 100 anos ao serviço de Ponte de Lima".

A exposição "Jornal Cardeal Saraiva: 100 anos a dar notícias" vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal até ao dia 31 de março.

Aceda à capa da primeira edição do Jornal Cardeal Saraiva (jpg | 9.088 kb)