Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

'Outonarte - Arte no Outono' no Teatro Diogo Bernardes

Cultura
12 Novembro 2012
O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima apresenta de novembro a dezembro um projeto intitulado Outonarte - Arte no Outono que traz até Ponte de Lima um conjunto de quatro espetáculos, incluindo música flamenga, Hip-hop, Pop/Folk e teatro...
O , em Ponte de Lima apresenta de novembro a dezembro um projeto intitulado que traz até Ponte de Lima um conjunto de quatro espetáculos, incluindo música flamenga, Hip-hop, Pop/Folk e teatro.

A iniciar no dia 17 de novembro, às 21h30, o palco do teatro Diogo Bernardes acolhe os sons da música flamenga com o grupo Hombres Y Famengo. Uma oportunidade para conhecermos a arte flamenga.

O flamenco nasce de uma mistura de várias culturas: a árabe, a judaica e a cristã. O flamenco desenvolve-se como estilo musical nos finais do século XV, graças aos ciganos do sul de Espanha (Andaluzia). A cultura cigana era uma cultura nómada, habituada a viajar e a apropriar-se de formas musicais autóctones para as reinterpretar à sua maneira. O flamenco é, pois, resultado desta fusão de diversos povos, das suas culturas e da interpretação dos ciganos da Andaluzia.

Na sua origem o flamenco consistia numa voz misturada com palmas. Mais tarde integrou a guitarra. Durante o século XX introduziu-se o sapateado: dançarinos que marcam o ritmo da música com os passos de dança. A este conjunto, conhecido como quadro flamenco, vão-se acrescentando mais participações: palmeros que com palmas vão acompanhando e dando ritmo à música; o cantor principal; la caja, instrumento de percussão com forma retangular, de madeira. Atualmente o flamenco é uma combinação do cante, da guitarra e da dança. O flamenco é uma arte, uma forma de vida.

Os restantes espetáculos, de hip-hop, Pop/Folk, e teatro estão agendados respetivamente para os dias 24 de novembro "Link - Long Play"; 1 dezembro "A Caruma" e "Remendos" a 22 de dezembro.

Para mais informação contacte teatrodb@cm-pontedelima.pt ou o telef: 258 900414.

Voltar
 
- <