Estradas de Portugal S.A. com clara atitude de perseguição ao Município de Ponte de Lima

Sociedade
09 Novembro 2012

Recentemente, tem-se assistido, um pouco por todo o Concelho de Ponte de Lima, à retirada, nas estradas nacionais, da sinalética indicativa e informativa relativa a equipamentos municipais, como os de carácter desportivo, cultural, lúdico e até, pasme-se, dos centros educativos.

As intervenções estão a ser levadas a efeito por instruções emanadas do Gestor Operacional da Delegação Regional de Vila Real das Estradas de Portugal S.A., naquilo que o Município de Ponte de Lima não pode deixar de considerar uma perseguição clara e assumida, uma vez que apenas é retirada a sinalética referente a equipamentos públicos, mantendo-se toda a que se relaciona com estruturas privadas.

Mais estranho ainda é o facto de este tipo de intervenções, pelo que o apurou, só estar a realizar-se na respetiva área concelhia, não se vislumbrando a mesma política das Estradas de Portugal S.A. nos restantes concelhos do distrito.

Quando existe a necessidade urgente de aplicar esforços, bem como meios humanos e financeiros, devidamente aliados a políticas de serviço às populações, as Estradas de Portugal S.A. desperdiçam tempo, recursos humanos e muito dinheiro com atitudes que se não compreendem, em detrimento das reais necessidades e do cumprimento das respetivas obrigações, como se pode verificar na falta de repavimentação de muitas estradas nacionais dentro do concelho de Ponte de Lima, nomeadamente, a EN 201, a partir das Pedras Finas na freguesia de Arcozelo, exatamente, até ao limite do concelho com o de Paredes de Coura (neste foi repavimentada, sublinhe-se); a EN 306 na área da freguesia de Freixo; a EN 308, também na zona da freguesia de Freixo, com sucessivas depressões causadas por um coletor de águas pluviais em constante deterioração; e a conclusão dos passeios na Ponte de Nossa Senhora da Guia.

Como é lógico, o Município de Ponte de Lima irá expor toda esta situação ao Presidente das Estradas de Portugal S.A., de modo a clarificar este tipo de atuação nesta Autarquia.