Samiguel de Cabaços e Artcolheitas na Gemieira nos dias 15 e 16 de setembro

14 Setembro 2012
O concelho de Ponte de Lima promete mais um fim de semana dedicado à tradição e às colheitas. O Samiguel de Cabaços e a Artcolheiras na Gemieira, são eventos que, ano após ano, atraem dezenas de visitantes. Com características próprias de cada...
O concelho de Ponte de Lima promete mais um fim de semana dedicado à tradição e às colheitas. O Samiguel de e a Artcolheiras na , são eventos que, ano após ano, atraem dezenas de visitantes.

Com características próprias de cada freguesia, ambos têm em comum recordar e reviver a época das colheitas, os saberes e tradições do povo associado à história e à cultura do concelho e das respetivas freguesias e que outrora era tão viva.

A de Cabaços, em honra de S. Miguel, assenta na tradição e bênção dos "frutos novos" que serão oferecidos por S. Miguel a Deus em agradecimento dos bens da terra que ele concedeu.

Sob o lema o "Ano da Fé" a paróquia da freguesia dinamiza esta festa com a participação de toda a população, elaborando os tradicionais Cestos de S. Miguel e quadros referentes ao "Ano da Fé" expostos na Igreja Paroquial. Os quadros são confecionados com cereais, frutos e sementes da época recolhidos na freguesia. Do programa faz parte ainda uma Desfolhada Minhota, no sábado à noite, com as típicas máscaras, com trajes de 1920.

No domingo, a partir das 15h00, realiza-se o desfile pelos diversos lugares da freguesia rumo ao adro paroquial com o arranjo artístico dos Cestos de S. Miguel. Segue-se a bênção das ofertas e o leilão das mesmas, revertendo em benefício das obras da Igreja Paroquial.

A 6ª edição da Artcolheitas no Parque Empresarial da Gemieira, oferece aos visitantes os diferentes sabores regionais da terra incluindo o afamado vinho verde e tantos produtos naturais.

Em simultâneo realiza um conjunto de atividades recreativas e musicais, com a atuação de grupos de música popular, feira de artesanato, feira de velharias, desfolhada, garraiada, exposições, alfaias agrícolas antigas, máquinas agrícolas, mostra e venda de produtos biológicos, malhada de milho, pavilhões e tasquinhas de gastronomia regional.

Para este ano de 2012 a Organização insiste na aposta que tem vindo a fazer na divulgação dos produtos e dos ofícios tradicionais e acreditando no sucesso da rica gastronomia regional.

O concelho de Ponte de Lima promove mais uma vez uma verdadeira manifestação de cultura popular.

Esperam-se milhares de pessoas a aceder ao concelho de Ponte de Lima e a estas duas freguesias.

Para mais informação, consulte:

Programa da Festa do Samiguel de Cabaços (PDF | 2 mb)

Programa da 6ª edição da Artcolheitas (PDF | 1 mb)