Feiras Novas de Ponte de Lima com foliões da Tradição

13 Setembro 2012
As tradicionais Feiras Novas de Ponte de Lima cumpriram a tradição. Milhares de pessoas visitaram Ponte de Lima no último fim de semana, participando na maior manifestação da cultura popular. Os momentos mais emblemáticos continuaram a ser os...
As tradicionais de Ponte de Lima cumpriram a tradição. Milhares de pessoas visitaram Ponte de Lima no último fim de semana, participando na maior manifestação da cultura popular.

Os momentos mais emblemáticos continuaram a ser os cortejos, o Etnográfico, verdadeiro museu vivo da etnografia alto-minhota; o Histórico, este ano subordinado ao tema "As Lendas de uma Vila lendária cheia de história e de histórias"; e a majestosa procissão em Honra de Nª. Sra. das Dores no último dia das festividades.

As ruas e praças do Centro Histórico encheram-se para assistirem aos cortejos, um milhão de pessoas passou por Ponte de Lima.

A Expolima foi um espaço da festa muito apreciado, com a realização do Torneio Ibérico de Horseball, uma multidão de aficionados preencheu completamente as bancadas para assistir à final da competição ibérica. O torneio que contou com a participação de quatro equipas, as duas melhores de Portugal e as duas melhores de Espanha, ambas com atletas das respetivas seleções nacionais, levou ao rubro os espetadores, com destaque para as claques espanholas que trouxeram milhares de aficionados.

O Torneio Ibérico de Horseball associa-se ao maior evento que se realiza no concelho e na região, como forma de reforçar a faceta de Ponte de Lima enquanto destino equestre.

Mantendo a tradição, e sempre muito concorrido, o Concurso Pecuário, que recebe participantes de todo o país, contou este ano com uma novidade, a concurso. Para além das raças minhota e barrosã, foi introduzida a raça cachena, de forma a promover e diversificar o concurso, único pelas suas características próprias e pela longa tradição.

A corrida de garranos cumpriu o seu ritual do cavalinho tradicional das Feiras Novas. Brilhantes sessões de fogo de artificio e extraordinários concertos pelas várias bandas de música presentes deliciaram a enorme assistência.

Os concertos filarmónicos, a serenata de fado, os espetáculos de folclore, os cantares ao desafio, as rusgas, as tocatas e o festival de tunas foram vividos com alegria, espontaneidade, como é habitual nas Feiras Novas de Ponte de Lima.

Na segunda-feira dia 10, a procissão mereceu a admiração de centenas de pessoas espalhadas pelas ruas da vila, despedindo-se da festa num adeus a Nª. Sra. das Dores.

Segundo a , a "Romaria de Noite e de Dia" cumpriu a tradição para gáudio dos milhares de visitantes, que viveram a festa com entusiasmo e muita folia.

No próximo ano as Feiras Novas realizam-se em 7, 8 e 9 de setembro, sendo a Noite da Iluminação em 4 de setembro.

Feiras Novas de Ponte de Lima com foliões da Tradição