Museu dos Terceiros - Como Conservar o Património Artístico e Religioso

26 Janeiro 2010

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, vai organizar durante os sábados do próximo mês de fevereiro, uma ação pedagógica dedicada à manutenção e conservação preventiva dos bens artísticos e religiosos, que será orientada pelo Professor Orlando Carmo.

Trata-se de uma atividade destinada a todos aqueles que se encontram em contacto permanente com o património religioso, como os próprios párocos, as zeladoras das igrejas, sacristães e membros de comissões fabriqueiras ou confrarias, entre outros, que poderão participar gratuitamente nesta ação após o preenchimento da respetiva ficha de inscrição (pdf | 12 kb), obtida junto das Paróquias ou contactando o Museu.

Os principais fatores de degradação do espólio religioso e o conjunto de práticas aconselháveis para a sua correta manutenção e conservação constituirão o tema de fundo da referida iniciativa, que incidirá ainda sobre questões como a higiene e segurança, a história e teoria da conservação, a ética da conservação e restauro, a legislação associada ao património cultural e as tecnologias e comportamentos dos materiais.

Serão abordados muitos casos práticos e relatadas muitas experiências, com o propósito de indicar os exemplos a seguir e os exemplos a evitar, visando a criação de uma espécie de Dez Mandamentos que guiem a ação dos que zelam pelas igrejas e pelo vasto e precioso património que elas encerram.