Município de Ponte de Lima candidata-se às '7 Maravilhas Naturais de Portugal'

25 Janeiro 2010

O Município de Ponte de Lima candidatou-se às "7 Maravilhas Naturais de Portugal", eleição que está a decorrer até setembro de 2010. Este novo projeto é organizado pela New 7 Wonders Portugal.

Após o sucesso alcançado nos últimos anos com as eleições das "7 Maravilhas do Mundo"; "7 Maravilhas de Portugal" em 2007 e as "7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo" em 2009, eis que em 2010 os portugueses têm a oportunidade de eleger as "7 Maravilhas Naturais de Portugal".

A educação ambiental é um dos sectores chave de desenvolvimento. Neste sentido o Município de Ponte de Lima, tendo por base o trabalho desenvolvido nesta área, apostou na candidatura dos Carvalhais de Rendufe e Labrujó e da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

A candidatura dos Carvalhais de Rendufe e Labrujó, à categoria de Florestas e Matas, fundamenta-se da seguinte forma: "..Os seus carvalhais, últimos redutos nacionais das florestas naturais de quercíneas, de elevado valor ecológico/paisagístico, associados aos prados verdejantes cultivados em socalcos, formam mosaicos agroflorestais, dignos de contemplação. Repletos de nascentes estes magníficos bosques contribuem fortemente para a fertilização natural dos solos. Flora e Fauna de singulares características e estado de preservação provam o equilíbrio do ecossistema."

À categoria de Áreas Protegidas, o Município candidatou a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos, Rede Natura 2000 e Sítio Ramsar, considerada como ".. um espaço importante para a conservação da biodiversidade a nível regional, nacional e internacional, possui mais de 10 habitats naturais, destacando-se as lagoas que contribuem decisivamente para a sua diversificação ecológica e paisagística. O seu elevado valor florístico resulta da presença de endemismos ibéricos, espécies raras e ameaçadas e a riqueza e diversidade faunística das suas zonas húmidas. Os seus valores socioculturais resultam das relações com a população local, conjuntamente com atividades de educação ambiental, lazer e recreio."

O processo de avaliação dita que até 7 de fevereiro, serão eleitos 77 candidatos, 11 por cada uma das 7 categorias. O passo seguinte, indica que 21 notáveis escolhe 21 finalistas, que serão apresentados para votação pública em 7 de março, decorrendo a votação final até 7 de setembro de 2010.

Município de Ponte de Lima candidata-se às '7 Maravilhas Naturais de Portugal'