Município de Ponte de Lima implementará novos serviços online de comunicação com o cidadão até ao final do ano

Modernização Administrativa
22 Janeiro 2010
Na Conferência de Imprensa realizada no passado dia 20 de janeiro, aquando da apresentação publica do novo Portal da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (www.lagoas.cm-pontedelima.pt)...

Na realizada no passado dia 20 de janeiro, aquando da apresentação publica do novo Portal da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (www.lagoas.cm-pontedelima.pt), Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, apresentou um lote de inovações tecnológicas, a implementar durante o corrente ano, que pretendem aproximar e melhorar o processo de comunicação entre o Município e os cidadãos, contribuindo, como ferramenta de primordial importância, para a promoção e divulgação de Ponte de Lima.

O primeiro objetivo, ambicioso, é duplicar o número de visitas aos diversos sítios da internet da responsabilidade do Município, atingindo as 400 000 visitas, quantidade equivalente a oito vezes o número de habitantes do Concelho. Saliente-se que só o Portal Municipal (www.cm-pontedelima.pt), com nova imagem desde outubro passado, registou no ano passado cerca de 107 000 visitas, numa média diária de 300 utilizadores.

Dos projetos apresentados, destacam-se: a versão integral em língua inglesa do Portal das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos; a atualização do site do Festival Internacional de Jardins (www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt) com a informação do Festival do presente ano; o desenvolvimento de um novo Portal para a Feira do Cavalo de Ponte de Lima (www.feiradocavalo.pt), com versão em inglês, onde constará, também, toda a informação relacionada com outros eventos realizados na Expolima - Feira da Caça, Pesca e Lazer; Feira do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, Eventos Equestres, Grandes Festivais e Concertos, etc.; a criação de uma loja online dos produtos municipais - publicações, materiais das Lagoas, do Festival Internacional de Jardins, etc.; a versão em inglês de toda a informação turística do Portal Municipal; e uma versão mobile (para telemóveis) que divulgará, por categorias, as distintas notícias dos diferentes sítios internet do Município.

Por último, destacou o desenvolvimento de um Diretório Socioeconómico do Concelho de Ponte de Lima - que ficará acessível através do endereço www.pontedelima.pt - que congregue toda a informação relacionada com as distintas atividades, desde o tecido empresarial ao profissional liberal, ao artesão, ao artífice ou a qualquer prestador de serviços em qualquer área. Através de uma interface simples, qualquer, empresa ou serviço poderá ter a sua informação básica disponível na internet, potenciando a difusão da atividade económica concelhia. A implementação desde Diretório contará com o apoio dos Espaços Internet Concelhios, designadamente o de Ponte de Lima e o da Casa do Povo de Freixo, cujos funcionários auxiliarão os interessados, de maneira a ganharem competências e autonomia próprias.