Área Protegida de Ponte de Lima Assinala o Dia Internacional das Zonas Húmidas

03 Fevereiro 2023

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, reconhecida, em 2005, como Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, assinalou esta quinta-feira, 2 de fevereiro o Dia Internacional das Zonas Húmidas.

A iniciativa que também tem enquadramento no projeto "Ponte de Lima: Pulmão do Alto Minho" focou-se na arborização da faixa de gestão de combustível no troço da Estrada Municipal n.º 524, com cerca de 1,8km, entre a aldeia da Cabração e o limite do concelho de Ponte de Lima com o concelho de Vila Nova de Cerveira.

A ação resultou de uma parceria entre a Área Protegida, Associação Florestal, Junta de Freguesia de Cabração e Moreira do Lima e da Comunidade Local do Baldio de Santa Maria da Cabração.

O Vereador do Municipio de Ponte de Lima, Eng.º Gonçalo Rodrigues, que detém os pelouros do Ambiente e Espaços Verdes e das Florestas, identificou os objetivos desta ação "que, naturalmente, passam em primeiro lugar, por assinalar a Dia Internacional das Zonas Húmidas. A iniciativa deve ser entendida como um sinal de reconhecimento da importância que é conferida pela Área Protegida ao restante território da bacia hidrográfica do rio Estorãos, tendo em consideração que, ao estar localizada no último terço da bacia, a Área Protegida e Zona Húmida de Importância Internacional funciona como um espaço coletor da mesma absorvendo, por conseguinte, um conjunto de efeitos que são promovidos a montante do espaço classificado".

O Eng.º Gonçalo Rodrigues destacou em, segundo lugar, "o contributo da ação para o projeto "Pulmão do Alto Minho" no qual, entre outras ações, é pretendida a criação de uma infraestrutura verde que possa perdurar no tempo e no espaço em áreas, tal como a que estamos hoje aqui a executar, que possam conectar-se entre si aumentando a resiliência do território, a transferência de valores naturais e estética da paisagem".

Marcaram presença nesta atividade a Comunidade Local do Baldio de Santa Maria da Cabração, que louva a iniciativa da autarquia pela visão estratégica revelada em matéria de floresta; populares da freguesia e Junta de Freguesia de Cabração e Moreira do Lima, técnicos do Gabinete Técnico Florestal e da Área Protegida do Município de Ponte de Lima e técnicos e sapadores florestais da Associação Florestal do Lima. Com sempre, dada a importância da educação ambiental no contexto destas ações, marcaram ainda presença os alunos da turma do 3º ano da EB1 de Arcozelo que ajudaram a na plantação de espécies autóctones, desde carvalhos, salgueiros, castanheiros e nogueiras.

dia_internacional_das_zonas_humidas_ponte_de_lima_1
dia_internacional_das_zonas_humidas_ponte_de_lima_2