Câmara Municipal de Ponte de Lima procedeu à assinatura do Auto de Consignação das Empreitadas de Alargamento da Atual Rede de Esgotos SAR3 – Sistema da Correlhã e SAR1 – Sistema de Freixo, num investimento de dois milhões e meio de euros

Autarquia
06 Julho 2020

De acordo com a estratégia política de desenvolvimento sustentável que promove, o Município de Ponte de Lima aposta em equipamentos essenciais à qualidade de vida da população.

Neste sentido, realizou-se no passado dia 1 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima a assinatura dos Autos de Consignação das Empreitada de Alargamento da Atual Rede de Saneamento SAR3 – Sistema da Correlhã, que abrange as freguesias de Cabração e Moreira do Lima, Bárrio e Cepões e Calheiros, e SAR1 – Sistema de Freixo, a servir as freguesias de Cabaços e Fojo Lobal, Friastelas, Ardegão, Freixo e Mato e a Associação de Freguesias do Vale do Neiva.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes revelou que "existia um compromisso político de continuar alargar a rede de saneamento, sendo que ainda há um caminho a percorrer no sentido de aumentar a taxa de cobertura no concelho."

Na SAR3 – Sistema da Correlhã, serão construídos 280 ramais, o que equivale a 14,5Km de rede, enquanto na SAR1 – Sistema de Freixo serão construídos 570 ramais domiciliais, em 21 Km de rede.

Considerando que "hoje se cumpriu mais um objetivo que vai permitir o alargamento da rede de saneamento", o autarca sensibilizou os Presidentes de junta da área de abrangência de cada empreitada para adesão da população ao sistema. O valor das duas empreitadas ascende aos dois milhões e meio de euros, tendo sido cofinanciadas no âmbito de uma candidatura submetida ao POSEUR.

Recorrendo a tecnologia de ponta para a instalação do sistema, estas empreitadas serão beneficiadas com um sistema inovador, denominado o sistema "DIP – Direct In-line Pump system",que significa Sistema de Bombagem em Linha, pelo facto das bombas que o constituem, fazerem a elevação das águas residuais, diretamente a partir da tubagem de chegada.

Este sistema elimina os inconvenientes relacionados com poços cheios de efluente, nomeadamente: propagação de gases perigosos (H2S); emissão de odores desagradáveis; acumulações de areias e gordura; corrosão das partes das bombas em contacto com o efluente; degradação de estruturas de construção civil; sujidade acumulada nas bóias de nível e falta de segurança no acesso ao equipamento.

O prazo de execução das duas empreitadas é de 18 meses.

assinatura_auto_consignacao_alargamento_rede_esgotos_1
assinatura_auto_consignacao_alargamento_rede_esgotos_2