César Lacerda | 31 de Outubro – 22H00 – Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

31 Outubro 2019

Depois dos grandes concertos realizados no Centro Cultural de Belém, em Lisboa e na Casa da Música, no Porto e antes de rumar para a Galiza, a última oportunidade de assistir a um concerto ao vivo do brasileiro César Lacerda, na presente tour, será esta quinta-feira, 31 de outubro, às 22h00, no Teatro Diogo Bernardes, sala que tem fidelizado imenso público graças à excelência de programação que apresenta.

“César Lacerda é uma arma contra toda a atrocidade. Sua candura não é inocente, é sábia. Ele deita por sobre nós inteligência profunda: afeto e esperança. Se soubermos isto, afeto e esperança, seremos cultos porque seremos gente.” (Valter Hugo Mãe)

César Lacerda é cantor, músico e compositor. Nascido na cidade de Diamantina, no interior de Minas Gerais, viveu lá até os seus doze anos de idade.

Mudou-se para Belo Horizonte, na sua adolescência, onde esteve até os vinte anos. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro, onde passou mais oito anos. E desde 2015 mora em São Paulo.

Filho de uma mãe pianista, estudou diversos instrumentos musicais desde a mais tenra infância e cursou o Bacharelado em Flauta Transversal pela UFMG com formação complementar pela Uni-Rio.

No entanto, era mesmo cantar as suas próprias canções que fazia o seu coração vibrar e em 2013, lançou o seu primeiro disco, "Porquê da Voz" que conta com as participações especiais de artistas como Lenine, o percussionista Marcos Suzano, do quarteto de cordas do leste-europeu Taron, e de alguns novos nomes da Música Brasileira. A obra foi celebrada pela crítica especializada e, de lá para cá, o músico já levou o seu trabalho para diversos países como Uruguai, Cuba, Holanda, Alemanha, Itália e Portugal.

Em agosto de 2015, o artista lançou o seu segundo álbum, "Paralelos & Infinitos". Na gravação do disco, o multi instrumentista executa quase todos os instrumentos, e conta com as participações pontuais de artistas como Cícero e Mahmundi. O álbum, que contém oito faixas autorais, é uma obra auto-referente; mergulha na própria relação amorosa para refletir sobre paixão, amor e o fim.

No final de 2016 o projeto especial, “O Meu Nome é Qualquer Um” em parceria com o compositor paulistano Romulo Fróes.

César Lacerda têm parcerias musicais com artistas como Jorge Mautner, Chico César, Paulinho Moska, Marcelo Jeneci, Romulo Fróes e Eucanaã Ferraz. Já teve canções suas gravadas em quase quarenta discos de artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Filipe Catto, Marcia Castro, Duda Brack, Julia Bosco, Graveola e o Lixo Polifônico, entre outros.

Tudo Tudo Tudo Tudo é o mais recente álbum solo de César Lacerda, que contou com a direção artística de Marcus Preto (diretor artístico e jornalista paulistano que vem trabalhando com músicos como Gal Costa, Tom Zé, Nando Reis, Erasmo Carlos, Mallu Magalhães, entre outros). No disco, festejado pela crítica especializada, o artista mineiro se aventura por uma linguagem mais pop, com canções diretas e que pretendem atingir um público maior. Prova disso, é a regravação da canção "Me Adora", sucesso da baiana Pitty, e a participação especial de Maria Gadú na canção "Quando Alguém", de autoria do próprio artista.

No show, o músico, influenciado pelas suas últimas investidas, se apresenta tocando canções dos seus discos e interpretando artistas consagrados como Ângela Ro Ro, Caetano Veloso, Chico Buarque e Rita Lee. A mistura de

referências, épocas e estilos ganha unidade através da cuidadosa interpretação do artista.

No palco, César Lacerda se apresenta munido apenas do violão e a sua voz.

Segundo ele, “a intenção é fundir a exuberância perfeita de um João Gilberto com a sedução de personagens mais populares como um Herbert Vianna. A busca por uma interpretação que evidencie a potência das canções é o nortedeste novo show.”

Bilhetes à venda (5,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.