Câmara Municipal Apoia Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários para Aquisição de Ambulância de Socorro em Contentor

Autarquia
26 Setembro 2019

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima - AHBVPL é a primeira corporação a nível nacional a adquirir uma Ambulância de Socorro em Contentor, um veículo multidisciplinar que permite prestar cuidados médicos de suporte avançado de via, assim como atuar em vítimas encarceradas.

Considerando a mais-valia deste equipamento essencial para a melhoria da prestação dos serviços na resposta a casos críticos, a Câmara Municipal aprovou uma verba no valor de 130.000€, a atribuir à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, comparticipando nas despesas desta aquisição.

A atribuição deste apoio será celebrado através de um Protocolo de Cooperação, a realizar no próximo domingo, dia 29 de setembro, às 10h30 integrado no programa das comemorações dos 132 anos da corporação.

A Ambulância de Socorro em Contentor é um equipamento único a nível nacional dispondo de um conjunto de valências, tais como: Socorro e Assistência a doentes, bem como transferências Intra-Hospitalares de doentes críticos; doença Súbita ou acidente grave; combate a Incêndios; desencarceramento.

Esta viatura possui características muito particulares, sendo apetrechada com equipamentos Topo de gama, destacando-se: Monitores/desfibrilhadores; compressor torácico externo, que permite fazer suporte básico de vida autonomamente com capacidade de administrar fármacos através de equipamentos Médicos. Possui ainda ventiladores com ventilação autónoma; transporta equipamentos de Proteção Individual e Socorro de vítimas, em caso de incêndios urbanos e Industriais e em caso de vítimas encarceradas em veículos.