Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Tradição em Ponte de Lima – Vaca das Cordas | Quarta-feira, 19 de junho – 18 horas

Turismo
Cartaz vaca das cordas 2019 1 1024 800
18 Junho 2019

A Vila Mais Antiga de Portugal, Ponte de Lima mantém a tradição da “Vaca das Cordas”.

A tradição é secular e acontece sempre na véspera do feriado religioso do Corpo de Deus, ao final da tarde, numa ação coordenada pela Associação dos Amigos da Vaca das Cordas com o apoio do Município de Ponte de Lima.

A tradicional corrida da “Vaca das Cordas” começa na rua do Arrabalde, seguindo em direção ao Largo da Matriz, cumprindo a tradição de dar três voltas à igreja. A “corrida” prossegue pelas ruas do Centro Histórico, até ao areal, onde milhares de pessoas tentam “fintar” o animal ou simplesmente assistir a este espetáculo popular. É um dia de festa, que mostra a alma e a tradição do povo.

O cartaz a anunciar esta emblemática tradição limiana é da autoria do designer limiano, Ricardo Rodrigues com fotografia do conceituado fotógrafo limiano, Amândio Vieira.

Ponte de Lima acolhe milhares de forasteiros que desfrutam a noite a deliciar-se com a saborosa gastronomia e a assistir a este momento cheio de simbolismo e tradição.

A tradição cumpre-se, ainda, durante a noite com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima. Na quinta-feira, 20 de junho, a partir das 16h30 horas, realiza-se a Procissão do Corpo de Deus.