Município de Ponte de Lima Decreta Dia de Luto Municipal, no dia 12 de junho, em Memória de José da Silva Sousa – (Zé Cachadinha)

Autarquia
11 Junho 2019

Com um sentimento de profunda tristeza e pesar recebemos a notícia da morte de Zé Cachadinha, um dos intérpretes maiores dos nossos cantares tradicionais. Natural da freguesia de Bárrio, Ponte de Lima, foi durante décadas um dos rostos mais emblemáticos das nossas seculares festas e tradições.

Com o seu desaparecimento, a 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, apaga-se também uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio.

O que já não se apaga é o seu contributo ímpar na valorização e perpetuação deste modo de cantar e tocar, que se tornou tão singular e típico do território que o viu nascer, mas que ele procurou levar até bem longe, projetando Ponte de Lima, o Minho e Portugal junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.

O Município de Ponte de Lima associa-se a todos os que lamentam a perda inestimável deste alto representante e embaixador do nosso património cultural imaterial e manifesta à família enlutada as mais sentidas condolências.

Face ao exposto e atendendo ao modo como sempre soube prestigiar o nome da nossa Terra, manifestamos um voto de pesar pelo seu falecimento, declarando um dia de luto municipal, dia 12 de junho, em memória do Homem e Artista que foi o Sr. José da Silva Sousa (Zé Cachadinha), colocando-se a Bandeira de Ponte de Lima a meia haste.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Capela de Nossa Senhora da Abadia, no Bárrio, saindo amanhã, quarta-feira, dia 12 de junho, para a Igreja Paroquial do Bárrio, realizando-se depois a Missa de Corpo Presente às 18h30, seguida do funeral.