Ponte de Lima Integra Projeto Intermunicipal 'Da Serra d’Arga à Foz do Âncora' | Apresentação – Quarteis de Santa Justa | 30 de abril – 11h30

Autarquia
24 Abril 2019

O Projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora” resulta de uma parceria entre os Municípios de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima.

O âmbito territorial deste projeto intermunicipal incide sobre o território classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 “Serra de Arga”. Este corresponde a uma área com 4.493 hectares, totalmente inserida na Sub-região do Alto Minho, que se distribui pelos três municípios parceiros, e cuja conservação florística e faunística é imperativa.

O trabalho desenvolvido pelas equipas especializadas envolvidas no desenvolvimento do projeto, propõe uma visão de futuro ambiciosa para o território da Serra D’Arga: A de ser uma referência da paisagem portuguesa, nos domínios dos valores naturais e culturais, através da qualificação, proteção e promoção da sua singularidade paisagística, respeitando a identidade do lugar e a ancestral simbiose entre o homem e a natureza.

Neste sentido, a parceria constitui-se como uma mais-valia para uma abordagem integrada deste território, visando a sua valorização turística à escala nacional, regional e municipal.

Cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020), no âmbito do Eixo Prioritário “Qualidade Ambiental” e Objetivo Temático “Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos”, o projeto enquadra-se ainda na Prioridade de Investimento “6.3 Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural”, contando, ainda, como o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Consulte: