Executivo Municipal de Ponte de Lima visita Apiários do Lima

Autarquia
17 Fevereiro 2019

No âmbito da política de apoio ao tecido empresarial do Concelho, o Executivo Municipal de Ponte de Lima visitou os Apiários do Lima.

A empresa que surgiu de uma iniciativa sem precedente existe formalmente desde 2013, tendo ligações com o mel em nome individual, já desde 2006.

A empresa sediada em Vitorino dos Piães foi alvo de visita no âmbito da iniciativa que visa conhecer o dia-a-dia da atividade empresarial do Concelho, de forma a acompanhar e divulgar o seu desempenho. Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, “este é acima de tudo um excelente exemplo de uma empresa familiar que aproveita um produto de qualidade para se projetar quer no mercado nacional, quer no mercado externo”, alavancando “um produto para o qual temos imenso potencial, que é o mel”.

A central meleira surgiu da “necessidade ao nível da região de ter uma empresa mais conceituada na área” afirmou João Barros, proprietário da empresa. “Desenvolvemos esta empresa também a pensar nos nossos colegas apicultores, de forma a poder receber o produto deles na nossa melaria, fazer a sua extração, e conseguir um produto com excelente qualidade, sujeito a análises, e com garantia para o consumidor de que realmente está a consumir um mel de qualidade, com a higiene sanitária necessária”, acrescentou.

Cimentada no mercado nacional, a empresa está agora a lançar-se em mercados externos, tal como revela o proprietário. “Já produzimos para exportação, embora a exportação ainda não seja o nosso maior nicho de mercado (…) estamos agora a iniciar esse processo de passar para além fronteiras com o nosso produto” (…) “Em termos logísticos de empresa e abelhão para trabalhar, temos capacidade para muito mais. A realidade é que estamos preparados para trabalhar com a nossa produção e com a produção de outras empresas ou apicultores em nome individual que o queiram fazer, e temos tido um feedback muito bom”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima o sucesso desta empresa é fruto de “um investimento significativo de largas centenas de milhares de euros”, canalizados nomeadamente para a sua certificação.

Satisfeito com a dinâmica empresarial que o concelho apresenta, o autarca sublinha a noção de que “o Municipio tem a responsabilidade de ser um facilitador para o desenvolvimento destes projetos”.

As visitas in loco do Executivo Municipal às unidades empresariais do Concelho vão continuar, para que, nas palavras do autarca, o Município possa “procurar conjuntamente com estas empresas traçar uma estratégia de promoção dos nossos produtos de qualidade”.

visita_apiarios_do_lima_1
visita_apiarios_do_lima_2