Município de Ponte de Lima celebra protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo | Bus IN Alto Minho

Autarquia
24 Maio 2016

O Município de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo - IPVC celebraram um protocolo de colaboração com vista à implementação de uma iniciativa piloto denominada de "Promoção do desenvolvimento através da criação de condições minimias de mobilidade indispensáveis à valorização das qualificações e competências - Bus IN Alto Minho", cujo objetivo é a criação de um serviço de transportes low-cost para os estudantes do IPVC.

Esta parceria surge numa perspetiva de promoção da coesão social das qualificações e competências como alicerce fundamental para o desenvolvimento socioeconómico da região e da mobilidade social dos munícipes, assegurada por estas duas entidades.

Assim, cabe ao Município de Ponte de Lima apoiar financeiramente este projeto através da atribuição anual de um apoio no valor de 8.988,96€, dividido em duas prestações semestrais, a liquidar nos meses de setembro e fevereiro de cada ano.

Por sua vez, o IPVC tal como o Município compromete-se a apoiar financeiramente este projeto através de uma contribuição anual no valor de 8.988,96€, assegurando a operacionalização e a gestão do projeto, de acordo com as rotas e horários definidos para o concelho de Ponte de Lima, apresentando trimestralmente ao Município um relatório onde constem dados sobre a procura e utilização efetiva do serviço com dados desagregados por concelho e, caso necessário, proposta de ajustamento ou alteração às rotas e horários definidos.

De acordo com o protocolo, "o trajeto de baixo preço, foi desenhado de modo a que todos os estudantes independentemente de onde residam, possam deslocar-se em horários que lhes permitam frequentar qualquer uma das escolas superiores do IPVC, sendo que os objetivos maiores do BUS Académico são os do combate ao insucesso e ao abandono escolar, e, sobretudo, a garantia de equidade e de coesão social. Apesar da importante melhoria na qualidade do serviço, o aumento do valor do passe nunca é superior a 10€/mês, sendo que, no caso do passe com 4 paragens, o valor se mantém nos 40€/mês. Desta forma, os alunos podem aceder a um maior número de opções de horários de/e para as Escolas do IPVC, através da rede de transportes públicos operados pela AVIC, aumentando assim a flexibilidade na utilização deste serviço."

Os alunos interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site do IPVC e enviar por e-mail. Para mais informações contate via email: busacademico@sas.ipvc.pt ou pelo telefone: 258 825 472.