Feira do Bacalhau de Cebolada de 1 a 3 de fevereiro Expolima

28 Janeiro 2013
Ponte de Lima apresenta mais uma iguaria gastronómica característica desta região, a 2ª Feira do Bacalhau de Cebolada, que se realiza no próximo fim de semana, de 1 a 3 de fevereiro, na Expolima. O turismo gastronómico continua a ser uma...
Ponte de Lima apresenta mais uma iguaria gastronómica característica desta região, a 2ª , que se realiza no próximo fim de semana, de 1 a 3 de fevereiro, na Expolima.

O turismo gastronómico continua a ser uma das principais atrações à Vila de Ponte de Lima. Neste sentido, e como forma de corresponder às expectativas de quem nos visita, o Município de Ponte de Lima apoia este mega evento, reavivando um prato típico da cozinha limiana.

O Bacalhau de Cebolada era um prato típico nas feiras quinzenais de Ponte de Lima e ainda subsiste nas tabernas e nos restaurantes da vila. Neste salto qualitativo da feira para os cardápios este prato típico de Ponte de Lima afirma a sua antiguidade com a presença na feira mais antiga de Portugal. O fim de semana do "" pretende fortalecer e manter esta iguaria gastronómica, oferecendo a todos os visitantes a oportunidade de degustar o sabor autêntico do bacalhau, saborosamente envolvido por um molho divinal que dá à cebolada um gosto inconfundível. Se a estes atributos juntarmos os magníficos loureiros da região, encontramos um casamento perfeito entre o vinho e a comida.

A par da degustação, o fiel amigo está representado na feira, através de expositores, que apresentam um conjunto de espécies variadíssimas de Bacalhau, de alta qualidade, nomeadamente o Bacalhau Salgado Seco de origem Noruega e Islândia, assim como Bacalhau Demolhado Ultracongelado e Derivados de Bacalhau.

Integrado no projeto "Em época baixa, Ponte de Lima em Alta" a Feira do Bacalhau de Cebolada realiza-se na Expolima, com a participação de três restaurantes, no recinto da feira, e dos restantes restaurantes do concelho que aderiram a esta iniciativa, artesãos, expositores.

Será também um fim de semana de animação com os grupos de música popular do concelho a temperarem o bacalhau com os sons alegres da tradição minhota.

Consulte:

Programa (PDF | 664 kb)

Notícia:

Feira do Bacalhau de Cebolada, gastronomía tradicional de Ponte de Lima para disfrutar los visitantes este fin de semana