Festas de S. Martinho em Gandra de 9 a 18 de novembro de 2012

06 Novembro 2012
As festas em honra de São Martinho realizam-se na freguesia de S. Martinho da Gandra, no concelho de Ponte de Lima nos próximos dias 9, 10, 11 e 18 de novembro. Do programa das festividades consta um festival de folclore, no dia 9, a partir das...

As realizam-se na freguesia de S. Martinho da , no concelho de Ponte de Lima nos próximos dias 9, 10, 11 e 18 de novembro.

Do programa das festividades consta um festival de folclore, no dia 9, a partir das 21h00 com a participação do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondufe; Rancho Folclórico da Gemieira e o Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra.

Durante todo o fim de semana realizam-se diversos momentos tradicionais alusivos à festa em honra de S. Martinho, nomeadamente o cortejo etnográfico, no sábado à tarde, organizado pelos lugares da freguesia, seguido de um bazar. A noite de sábado conta com a atuação do Grupo de música popular "Cantares da Eira" de S. Martinho.

No domingo, dia 11, dia de S. Martinho, para além das cerimónias religiosas a Fanfarra dos Escuteiros de S. Martinho e a Banda Musical de S. Martinho da Gandra associam-se às festividades que culminam com o tradicional Magusto de S. Martinho a partir das 18h00.

A acompanhar o magusto, as rusgas populares, os cantares ao desafio, a rusga dos Amigos da Concertina, rusga dos Amigos de Arcozelo e o Grupo de Música Popular da Feitosa entoam as cantigas populares ao S. Martinho.