Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Festival Percursos da Música 2013

Turismo
05 a 14 Jul
Adicionar a calendário 2013-07-05 00:00:00 2013-07-14 00:00:00 Europe/Lisbon Festival Percursos da Música 2013 Dinamizar espetáculos motivadores, concertos únicos, com diversos estilos musicais, desde a percursão, piano, orquestra, ópera e guitarra clássica, contribuindo desta forma para a dinamização cultural da região, é o objetivo do Festival Percursos.. Evento
Dinamizar espetáculos motivadores, concertos únicos, com diversos estilos musicais, desde a percursão, piano, orquestra, ópera e guitarra clássica, contribuindo desta forma para a dinamização cultural da região, é o objetivo do Festival Percursos..

A quarta edição do Festival "Percursos da Música" está na rua ... contra ventos e marés, enfrentando crises e depressões ... afirmamos a nossa vontade de continuar a proporcionar ao público momentos de prazer, de beleza, de sonho que lhes amenize o difícil quotidiano deste sombrio 2013!

O formato apresenta uma inovação - um Arauto que, nos dias 23 e 24 de junho, em pré-abertura do Festival, a decorrer de 5 a 14 de julho, dará o mote para os grandes objetivos do mesmo. Bast'assim!, uma produção dos artistas José Lourenço e Paula Conceição com o projeto Manóperas de Diversão, apresentará uma adaptação da obra de Kurt Weill e Berthold Brecht, a "Ópera dos Três Vinténs".

Igualmente, pela primeira vez, se dedica o Festival a uma personalidade ímpar do panorama português, a pianista Helena Sá e Costa, cujo centenário do nascimento se comemora este ano. Ser humano de craveira excecional, contribuiu decisivamente para o engrandecimento da cultura musical no país e influenciou, direta e indiretamente, inúmeras gerações de artistas. Muitos dos que participarão neste Festival tiveram o privilégio de conviver e trabalhar com esta grande senhora, como Miguel Graça Moura, Álvaro Teixeira Lopes, Eugénia Moura e Olga Amaro.

Festival abrangente de diferentes géneros musicais e manifestações artísticas, desde o seu início, a edição 2013 conta com espetáculos nos domínios da música erudita, jazz, poesia lusófona, teatro, ópera e música ligeira, em atuações repartidas por diferentes locais, em recinto fechado e ao ar livre, da magnífica vila de Ponte de Lima, como o Teatro Diogo Bernardes, Auditório da Academia de Música, Largo Camões e Largo da Picota. Integra, igualmente, o 2º Concurso Nacional de Sopros que contou, em 2012, com dezenas de participantes de admirável nível de todo o país e a Academia de verão 2013, que agrega master classes com diversos músicos convidados, como Nuno Aroso, nas percussões e estágio de orquestra sinfónica e coro.

Figuras incontornáveis como as acima referidas e, ainda, Rita Redshoes, António Vitorino d'Almeida, Luiz Avellar e Nuno Barroso estarão presentes neste Festival para lhe conferir a qualidade a que já habituou o seu público. A eles se junta uma nova geração de artistas como o Elle Quartet, o Lusitâniae Ensemble, o Quarteto Classic'on Jazz, o ensemble Sons ao Vento, o duo Luís & Fernando Costa, Sara & Raquel Martinez, José d'Eça, Cândida Nunes e Rita Carneiro, conferindo à programação uma renovação artística que se pretende constante, pertinente e desafiadora.

Desejamos que todos percorram os caminhos deste Festival com deleite, fantasia e esperança em melhores tempos. Sejam bem-vindos e desfrutem!

 

Consulte:

Programa (JPG | 294 kb)


Voltar
 
- <