Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Piano a 4 mãos | Ana Queirós, Christina Margotto | Baladas, melodias e danças populares

Cultura
29 Jul
Adicionar a calendário 2023-07-29 22:00:00 2023-07-29 22:00:00 Europe/Lisbon Piano a 4 mãos | Ana Queirós, Christina Margotto | Baladas, melodias e danças populares Festival Percursos da Música 2023 Parque do Arnado

Festival Percursos da Música 2023

Ana Queirós /Christina Margotto desenvolvem individualmente uma carreira como camarista e solista. Em 2008 constituíram um duo e fizeram a estreia em Portugal da obra Blue Rain de G. Barreau para 2 pianos e percussão, a partir de então em duo apresentaram-se diversas vezes em Portugal e, com apoio do Instituto Camões, em Itália e Alemanha. Das suas apresentações pela Europa escreveram: “...mestres na sua arte” (Heilbronner Stimme). “...um deleite pianístico de brilhante luminosidade.” (Rein-Necker Zeitung).

Dois compositores portugueses, dois compositores brasileiros. Duas tradições musicais que se interrogam e se complementam. Como no verso do poeta Fernando Pessoa, este rico e interessante programa nos lembra as “baladas de uma outra terra, aliadas à saudade das fadas”. Pois não é isso que a música de raízes nacionais pode nos oferecer? Reconhecemos nossas tradições musicais e culturais, mas ao mesmo tempo percebemos o adumbrar de outros mundos, outras terras com as quais podemos sonhar e nas quais imaginamos viver. A música de caráter nacional transcende todas as fronteiras para chegar ao centro comum de nossa humanidade: é ao mesmo tempo local e universal, pois todos nós nos reconhecemos nas tradições específicas de qualquer lugar: muda a cor e o sabor, mas a essência permanece a mesma.

Nesse programa, estão representados três aspetos universais das tradições de qualquer povo: a canção de ninar, a canção popular/tradicional, e a dança. Todas as culturas têm suas próprias versões desses gêneros musicais. Vemos aqui o imaginário infantil em potencial na balada de Vitorino de Almeida e em atualidade nos embalos de Lopes Graça, a riqueza folclórica de Portugal nas melodias rústicas de Lopes Graça, o retrato da região nordeste do Brasil no ciclo nordestino de Marlos Nobre, e a representação de danças icônicas como o frevo pernambucano e o tango argentino (e suas variantes) e o poder inspirador da música popular nas obras de Ronaldo Miranda aqui apresentadas.

Cada um desses compositores lançou mão de recursos composicionais únicos e individuais, criando em conjunto um verdadeiro caleidoscópio de ritmos, melodias e harmonias que cativam nossa atenção, honram nossa memória e nos lembram que nossa individualidade existe no contexto de outras individualidades que mutuamente se enriquecem. (James Melo – musicólogo, editor chefe-supervisor City University NY).

Programa do Concerto

A. Vitorino de Almeida (1940) - Balada para uma criança que vai nascer 7.23’ - Piano 4 mãos   

Lopes Graça ( 1906-1994) - 3 Embalos  7’  Piano Solo  Ana Queirós  

Lopes Graça -  Melodias Rústicas portuguesas 3º caderno – 4.05’  Piano 4 mãos             
Canção do berço  1’

Sínhora da Póvoa 1’
Este ladrão novo 0,50’
Pastoril Transmontano  1’
Maragato Som 1’ 

Ronaldo Miranda (1948) - Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros  10.50´ - Piano 4 mãos

Marlos Nobre ( 1939) - Suite nordestina nº 4 - Piano solo Christina Margotto
Caboclinhos  2.54’

Maracatú     4.13’
Frevo             2.05

Ronaldo Miranda -  Tango 6.29 - Piano 4 mãos

Ronaldo Miranda -  Frevo 5.26’ - Piano 4 mãos     

 

Ana Queirós, piano

Laureada em concursos nacionais e internacionais, tem realizado recitais a solo e de música de câmara em Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Brasil, EUA e Moçambique. Fundadora do Doppio Ensemble, duo de violino e piano com Evandra Gonçalves, gravou ao vivo para a Antena 2, Rádio Brasília e Porto Canal, desenvolvendo uma intensa atividade de divulgação da música portuguesa e estreando inúmeras obras de compositores nacionais, com apoio da DGArtes, Instituto Camões, com tournées pelos EUA e Brasil e apresentações em vários festivais em Portugal, Madrid, Londres, Paris e Roma, entre outros.

Aperfeiçoou-se em masterclasses em Portugal, Espanha e Alemanha com D. Bashkirov, V. Margulis, P. Badura-Skoda, V. Viardo,Luiz de Moura Castro e P. Reach, entre outros.

Estudou com Pedro Burmester em Portugal e com Solomon Mikowsky na Manhattan School of Music em Nova Iorque, concluindo em 2001 o Master of Music in Piano Performance. Estudou ainda em Madrid com Galina Egyazarova.

É docente da Escola Profissional e Artística do Alto Minho e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Nacional de Cultura e da Manhattan School of Music.

 

Christina Margotto, piano

Premiada em vários concursos no Brasil, é Bacharel pela Faculdade de Artes Santa Marcelina de São Paulo e licenciada pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (ESMAE), Mestre em Musicoterapia pela Universidade de Extremadura- Badajoz.  Teve como orientadores entre outros Alfredo Cerquinho, Daisy de Lucca, Homero de Magalhães, Magda Tagliaferro, Helena Sá e Costa, Vitali Dotsenko e Constantin Sandu, Conta com apresentações como solista e camerista no Brasil, Estados Unidos, África, Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Bélgica, tendo se apresentado em importantes salas e festivais.  Em duo por mais de 25 anos com o violoncelista Jed Barahal realizou a 1ª audição de várias obras para a formação em Portugal, a integral da obra de violoncelo e piano de Beethoven em diversos locais entre eles Cistermusica de Alcobaça em 2020 e Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro em 2021 apoio a Internacionalização pela DGartes. 

Em 2013 criou o Toy Ensemble. Como divulgadora da música e intérpretes portugueses recebeu vários apoios do MC português, Instituto Camões, Fundação Gulbenkian, Antena2, Delegação de Cultura do Norte e foi congratulada com a Medalha de Honra da Fundação Carlos Gomes de Belém do Pará, atribuída por decisão unânime do Conselho Geral da Fundação pelo seu trabalho de intercâmbio cultural entre os dois países.

Realizou gravações para a RTP e Antena2 e na sua discografia a obra completa para violoncelo e piano de F. Lopes Graça, e a Sonata de L. Freitas Branco (2006 Numérica), Concerto de Carlos Seixas (Orq. Raízes Ibéricas, 2011 NUM), Melodias Rústicas Portuguesas de Lopes Graça (1º e 3º cadernos, 2011. Coriolan França).  E com o Toy Ensemble: Primeira gravação de Domitila de João Guilherme Ripper selo MPMP apoio Antena 2. Trilogia das barcas de Gil Vicente/ Fernando Lapa. Apoios DGartes, AVA editions

Integra o quadro de professores do Conservatório de Música do Porto desde 1992.

Horário:

22h00

Local:
Parque do Arnado
Preço:

Entradas gratuitas | Lotação limitada

Voltar
 
- <