Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

'Síncope' com Carlos A. Correia

Cultura
05 Mar
Adicionar a calendário 2022-03-05 21:30:00 2022-03-05 21:30:00 Europe/Lisbon "Síncope" com Carlos A. Correia Música Teatro Diogo Bernardes

Música

A 5 de março 2022, às 21h30, o Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima, apresenta o espetáculo de Música "Síncope" com Carlos A. Correia.
 
"Síncope" com Carlos A. Correia
Síncope é um projeto que pretende reunir um conjunto de valências multidisciplinares de artistas locais em torno de um objeto artístico que parte de uma alegoria sobre o nosso quotidiano - a de um ser humano que caminha em terreno instável, em esforço, "queimado", praguejando e que a um dado momento da sua "maratona em sprint", cai. No primeiro momento da queda, instintivamente luta pela sua sobrevivência primal, por oxigénio, por algo que o salve. Até à exaustão e consequente síncope. 
 
O objetivo principal foi captar/registar o momento social/emocional pré-pandémico pelo olhar e prática de diferentes artistas como forma de enriquecimento de um arquivo futuro. Usar a alegoria, como uma âncora que suporte e conjugue diferentes perspetivas multidisciplinares. 
 
Um primeiro olhar resultou na criação de poemas sonoros/cantos a partir da tradição oral local e da experimentação vocal, cuja forma é essencialmente abstrata e fragmentada – uma mimese do modelo de funcionamento da mente humana. Um segundo olhar - dotar o primeiro olhar de uma dimensão sonora a partir da visão de um sonoplasta cinematográfico. 
 
Um terceiro - acrescentar uma dimensão visual que parta da articulação criativa de um artista plástico e de um videógrafo. E um quarto olhar - a conjugação das diferentes perspetivas num objeto performático desenhado por um encenador. 
O exercício é, em primeira instância, uma reflexão sobre a humanidade de um ponto de vista territorial; incluindo o calão local no discurso poético ou as síncopes gramaticais desse modo de expressão, enquanto características fundamentais da ecologia em que se inserem. A voz palavra foi também moldada com incidência sobre os seus aspetos onomatopaicos - a musicalidade da palavra - tendo em vista que o especto sonoro deste objeto artístico aliado à fisicalidade do corpo performativo possam transpor as barreiras linguísticas e assim proporcionar uma experiência sensorial universal.
Horário:

21h30

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Preço:

Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes e na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.

O número máximo de entradas a adquirir na bilheteira física, apenas no caso de existirem filas, será de 4 bilhetes por pessoa, cumprindo-se a lotação estabelecida em cumprimento do Plano de Contingência Covid-19, de acordo com a planta da sala adaptada em função do mesmo: https://facebook.com/teatro.diogo.bernardes/photos/a.170067969691756/4908984082466764/.

Maiores de 6 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo e-mail teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Voltar
 
- <